Conheça a Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Ipiranga

Setor é responsável pelo manejo, poda, plantio e remoção na região da subprefeitura

A Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Ipiranga (UAV), subordinada à Supervisão de Limpeza Pública (STLP) da Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), é responsável pela execução dos serviços de conservação de áreas verdes e manejo de árvores em logradouros públicos pertencentes à área administrativa da subprefeitura.

O local, com área estimada de 7 mil m², abriga um pequeno viveiro onde são produzidas e multiplicadas plantas de espécies ornamentais e arbóreas, destinadas a canteiros, praças e áreas verdes de responsabilidade da administração municipal. Nesta área, existe uma diversidade de plantas ornamentais e árvores como jatobá, peróba, grumixama, paineiras entre outras, considerada pelo Decreto Estadual nº 30.443/89 como Vegetação Significativa do Município de São Paulo.

Os serviços de conservação de áreas verdes e manejo de árvores são executados de forma preventiva e em atendimento a solicitações protocoladas via Praça de Atendimento (Rua Lino Coutinho, 444); Portal SP156; app SP 156; ofícios; e processos administrativos, sendo que os serviços de manejo de árvores, tanto em área pública como privada, necessitam de vistoria prévia dos engenheiros agrônomos da subprefeitura e autorização do subprefeito, de acordo com os artigos 09º e 11º da Lei Municipal 10.365/87.

Lembramos que a arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. A Unidade de Áreas Verdes está localizada na rua Taquarichim nº 88, Vila Vera, no Sacomã; e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O atendimento técnico dos engenheiros agrônomos é efetuado às terças-feiras, das 8h às 12h.