Acordo entre Prefeitura e Reino Unido prevê investimentos de 5 milhões de libras em mobilidade urbana

Recursos serão utilizados em projetos como corredores exclusivos de ônibus e semáforos inteligentes

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) assinou na última quarta-feira (22), um acordo de cooperação pelo qual o governo britânico investirá cerca de 5 milhões de libras até 2023 em programas de mobilidade na cidade de São Paulo. O valor é parte do Prosperity Fund, fundo de cooperação do governo do Reino Unido, que é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores. O programa será implementado pelo Banco Mundial.

A assinatura ocorreu na sede da Prefeitura de São Paulo e foi realizada pela Ministra Conselheira do governo britânico, Emily Shirtcliff, e pelo Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, que representou o Prefeito Bruno Covas.

O objetivo desta cooperação é promover ações e projetos que apoiem o desenvolvimento da mobilidade urbana na área de Cidades Inteligentes. Isso deve ser feito por meio de tecnologias inovadoras para melhorar o transporte coletivo e os fluxos de tráfego, com impactos positivos na qualidade de vida da população.


Entre as possíveis ações figuram a implantação de projetos-piloto em mobilidade inteligente para testar e promover tecnologias inovadoras adequadas ao município. Em particular, o foco das intervenções está em corredores exclusivos de ônibus, rede de semáforos inteligentes e otimização dos sistemas tecnológicos de gestão integrada dos serviços de mobilidade. Há também a possibilidade de atuar no estabelecimento de bases para processos licitatórios que facilitem a contratação de inovação e mais amplamente na capacitação para o uso de tecnologia nos transportes e planejamento urbano.