Prefeitura apresenta políticas inclusivas no encontro do Urban 20 em Tóquio

Evento tem objetivo de coordenar uma posição conjunta entre os prefeitos das principais cidades do G20

De Secretaria Especial de Comunicação

Com o objetivo de apresentar as políticas de inclusão social e integração da cidade, o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, representa o prefeito Bruno Covas durante o 2° encontro do Urban 20 (U20). O evento está sendo realizado até o dia 22 de maio, em Tóquio, no Japão.

A iniciativa chama atenção para como a experiência das cidades pode contribuir para enfrentar os desafios decorrentes das grandes questões globais, desempenhando um papel cada vez mais relevante na resposta às preocupações atuais de ordem socioeconômica e ambiental.

Nesta terça-feira (21), Luiz Alvaro marca presença no painel “Social Inclusion and Integration” para falar sobre as iniciativas públicas que garantem oportunidades inclusivas para população em situação de rua, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e imigrantes na cidade de São Paulo. A sessão conta com a participação do prefeito de Rotterdam, Ahmed Aboutaleb, e da vice-prefeita de Los Angeles, Nina Hachigian.

Na segunda-feira (20), o secretário participou do “International Symposium – Visionary cities, inclusive cities”, que foi organizado pelo World Bank Tokyo Development Learning Center (TDLC) com o apoio de Tokyo Metropolitan Government (TMG) e Governo do Japão. Durante a solenidade, Luiz Alvaro apresentou as práticas realizadas em São Paulo para tornar a cidade mais inclusiva durante o painel “Leaving no one behind”, no qual foram abordados temas de inclusão social, econômica e cultural nas megacidades.

O Urban 20 tem como objetivo coordenar uma posição conjunta entre os prefeitos das principais cidades do G20 e outros centros urbanos para informar suas demandas e enriquecer as discussões dos líderes nacionais na Cúpula do G20.

Relações bilaterais

Além de participar do Urban 20, o secretário Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes vai realizar uma série de reuniões para estreitar as relações bilaterais com as cidades de Tóquio e Osaka. Nos encontros com secretarias da Prefeitura de Osaka serão abordados temas como a promoção de negócios e investimentos, a gestão de serviços públicos e as experiências nas áreas de inovação e tecnologia.

Na quinta-feira (23), em Tóquio, o secretário visita a Agência do Japão para Cooperação Internacional (JICA) para reunião com o diretor-geral do Departamento da América Latina e do Caribe Sr. Satoshi Yoshida; diretor da Divisão da América do Sul, Sr. Takayoshi Tange e a Sra. Sulimara Takahashi, encarregada pela área que inclui o Brasil dentro da Divisão da América do Sul.

No mesmo dia, Luiz Alvaro participa de um encontro com o embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Paes Saboia.