Subprefeitura Ipiranga cria Núcleo de Ações Afirmativas

O Núcleo foi objeto de portaria publicada no Diário Oficial do município

A Subprefeitura Ipiranga começou 2020 inovando: desde ontem (21), colocou em prática o Núcleo de Ações Afirmativas, que tem por objetivo promover oportunidades de sensibilização e interação com temas referentes ao combate de discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, e visa aumentar a participação de minorias no processo político e reconhecimento cultural nos distritos de Cursino, Ipiranga e Sacomã.

O Núcleo foi objeto de portaria publicada no Diário Oficial do município e está em consonância com a atual gestão municipal, em transformar São Paulo na cidade símbolo da luta pela democracia. É formado por membros da Subprefeitura e propõe o apoio da sociedade civil e de outras secretarias municipais, a depender da temática escolhida.

O engajamento a temas pertinentes aos direitos humanos foi prática da Regional já em 2019. Como grandes exemplos, o Ciclo Lilás, que promoveu atividades socioculturais voltadas ao público feminino em agosto, e a roda de conversa sobre racismo, em novembro, com pautas relacionadas ao contexto dos 300 anos de escravidão no país e suas marcas nos dias atuais.

No decorrer de janeiro deste ano, mesmo antes da formalização do Núcleo, a Subprefeitura Ipiranga tratou a saudade sob diversas óticas. Foram abordados temas como a imigração, o servidorismo público e a deficiência adquirida.