Mutirão nos Bairros: Prefeitura finaliza ações em 2019 com mais de 140 mil atendimentos

O programa concentrou, por 33 sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade; ação seguirá em 2020

A Prefeitura da cidade de São Paulo finalizou as atividades do programa Mutirão nos Bairros neste ano com uma edição no perímetro da Subprefeitura São Mateus, no último sábado (07/12). Ao todo, em 33 edições do programa, a administração municipal registrou mais de 140 mil atendimentos.

Coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, o programa concentrou, aos sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade, levando os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa, em áreas vulneráveis da capital. As ações retornam em 2020.

Durante os mutirões, a Subprefeitura que sede do evento realizava serviços de zeladoria como capinação, varrição, poda, pintura de guias e tapa buraco, entre outros.

Os trabalhos das secretarias municipais sempre foram concentrados em único ponto. Quem estava em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo, conseguiu acesso a vagas de emprego regionalizadas, em processos seletivos intermediados pelo Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

Uma novidade nas últimas edições foi a participação da Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores. O serviço é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para mais informações, clique aqui.

O mutirão também foi uma oportunidade para quem desejava se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atende os empreendedores tirando dúvidas e dando orientações.

Já a Secretaria Municipal de Saúde atuou com a aplicação de vacinas (sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) e febre amarela), além de ofertar orientações sobre arboviroses e distribuição de preservativos, entre outros serviços.

Quem tinha interesse em obter informações sobre os programas de transferência de renda do governo federal e outras ações sociais do município foi atendido por equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social oferta orientações (condições, formas de acesso, etc) sobre o programa Bolsa Família e outros serviços da pasta.

Os mutirões também contam com a participação das secretarias municipais de Direitos Humanos, Cultura, Habitação, Inovação e Tecnologia, além de outros parceiros como a SABESP e a COHAB.

Em 2019, o mutirão passou pelas Subprefeituras de São Mateus (duas vezes), Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Freguesia/Brasilândia, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá, Ermelino Matarazzo, Lapa, Mooca, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Vila Maria/Vila Guilherme, Perus, São Miguel Paulista, Ipiranga, Jaçanã/Tremembé, Casa Verde/Cachoeirinha, Aricanduva, Cidade Ademar, Jabaquara, Vila Mariana, Vila Prudente, Penha, Pinheiros, Itaim Paulista, Sé, Butantã e Santana.