Prefeitura inaugura novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sacomã

Serviço poderá realizar cerca de 20 mil atendimentos por mês a uma população estimada de mais de 44 mil habitantes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou na manhã desta sexta-feira (1º), na Estrada das Lágrimas, 1.612, as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sacomã. O serviço funcionava em um espaço menor e, após a reforma, passou a contar com 120 profissionais em sua equipe.

“Essa unidade é fruto da luta do povo e da sensibilidade de um governo que vê na saúde um dos principais pilares da sua administração”, destacou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

O serviço é misto, e funciona no modelo tradicional, com equipe de Atenção Básica, e com modelo Estratégia de Saúde da Família, que de seis passará agora a contar com sete equipes.

A unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM-PAIS), por meio de contrato de gestão com a SMS de São Paulo, e está aberta a população de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

As equipes irão realizar 20 mil atendimentos por mês, sendo 2.400 consultas médicas, 2.912 consultas médicas de generalista, mais de 8 mil visitas de Agentes Comunitários de Saúde, consultas odontológicas, entre outros procedimentos.

“Sempre fui bem atendida na unidade antiga, mas o espaço era pequeno. Nossa comunidade é muito grande e com pessoas carentes que precisam de uma atenção especial. Esse novo prédio com a ampliação dos atendimentos veio a calhar”, disse moradora da comunidade do Heliópolis, Irene Silva, 54 anos,

Para as novas instalações foram investidos R$ 1.782.243,50, na obra de reforma de melhoria de um galpão alugado, que garantiu o aumento da estrutura física de 28 para 49 salas, além da compra de equipamentos e mobiliários.