Mensagem em comemoração aos 435 anos do Ipiranga

De passagem estratégica entre o litoral e a cidade, o Ipiranga tornou-se o lugar do grito da Independência, testemunhou as transformações urbanas causadas pela industrialização e é conhecido como um dos bairros mais tradicionais de São Paulo

O Ipiranga esbarra com a história do Brasil em sua independência, desenvolvimento e até no hino nacional. Uma 'cidade' de quase 500 mil habitantes dentro de São Paulo, o que a tornaria o 10ª maior município do Estado, fosse realmente uma cidade.

A importância do Ipiranga tem sido reconhecida pela Prefeitura. Comprometida em preparar o bairro para o bicentenário da Independência que se aproxima, já fomoso visitou mais de 10 vezes esse ano, em agendas oficiais. Recentemente, com recursos da Prefeitura, foi anunciada a revitalização da av. Dom Pedro I, porta de entrada para o Parque da Independência, e, em maio, a contratação da empresa responsável pela ampliação do Parque em 26 mil m².

Algumas outras ações merecem destaque nessa comemoração de 435 anos, tal qual a revitalização, em curso, da Praça Figueira das Lágrimas, onde vive a árvore mais antiga da cidade; a assinatura do contrato da primeira PPP de Habitação da capital, cujo projeto inclui a construção de 3.500 nova moradias no Heliópolis; o anúncio de início das obras de restauro do Museu do Ipiranga, feito pelo Governo do Estado em setembro deste ano; e o diálogo, intenso e permanente, com atuação nas ruas, com redes sociais ativas e com as portas do Gabinete sempre abertas, materializando o conceito de prefeitura presente.

Valorizar as nossas tradições e caminhar rumo ao moderno e contemporâneo é o nosso desejo de feliz aniversário ao Ipiranga.