Prefeitura inicia parceria com universidades para executar projetos de obras de zeladoria em São Paulo

Alunos dos cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo poderão desenvolver propostas para obras públicas; O credenciamento será aberto nesta quinta-feira (26)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), inicia projeto de obras de zeladoria em parceria com as universidades. A proposta do novo termo de cooperação é que estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo desenvolvam, sob orientação de professores e mestres, estudos preliminares e esboços para obras públicas, conforme interesse da municipalidade.

O objetivo do projeto é aprimorar o relacionamento entre a administração e as instituições de ensino superior, tendo em vista o benefício mútuo entre parceiros e melhorias da cidade. As universidades poderão apresentar projetos que envolvam áreas de risco, paisagismo, urbanismo, iluminação pública, drenagem, arborização, entre outros, e projetos de cidade inteligente.

A SMSUB ficará responsável por indicar as áreas que poderão ser objeto dos projetos, bem como disponibilizar o banco de dados, estudos topográficos e de solo, prazos, qualidade do projeto, recurso financeiro e técnica para execução da obra. Todos as propostas serão analisadas e avaliadas pela pasta.

A parceria é válida não só para a gestão, que terá projetos de obras de qualidade sem custo para o município, como também para as instituições de ensino que darão aos estudantes a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos em ambiente real da profissão, podendo inclusive contabilizar como horas de estágio.

Além disso, o projeto poderá contribuir com o acréscimo da nota da universidade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação, uma vez que atividade se caracteriza como extensão universitária, algo pouco praticado no Brasil, mas que tem como premissa a melhoria do local onde se encontra a instituição por meio de seus conhecimentos acadêmicos.

O processo para credenciamento das instituições de ensino superior que desejem participar do projeto terá início nesta quinta-feira (26) e irá até o dia 9 de outubro, conforme publicação no Diário Oficial no dia 25 de setembro. As atividades começarão a partir da segunda quinzena de outubro, isto é, cinco dias úteis após a data de encerramento do chamamento público. Os termos celebrados entre a Prefeitura e as universidades terão validade de um ano.