Subprefeitura Ipiranga realiza palestra sobre adoção de áreas verdes

Evento mostrou os procedimentos necessários para firmar parcerias com a iniciativa privada para “Adoção de Praças”

A Subprefeitura Ipiranga realizou nesta quarta-feira, 14, uma palestra sobre os procedimentos necessários para firmar parcerias com a iniciativa privada para “Adoção de Praças”. O evento, realizado na Associação Comercial – Distrital Ipiranga contou com a participação de comerciantes e empresários da região e também de pessoas que cuidam de praças e que contaram suas experiências.

 

O casal Arlindo José Pedroso e Joice Aimi Ando, que tem uma banca de jornal na praça André Nunes, na Vila das Mercês, cuida do local há 13 anos. A iniciativa deles é anterior ao modelo que se tem hoje. “A praça estava abandonada e eu queria fazer alguma coisa. Na época era bem difícil. Demorou 6 meses para oficializar a parceria. Depois, comprei mudas para plantar. Recebi orientações de um engenheiro agrônomo da prefeitura sobre quais plantas eram as mais adequadas”, explica o comerciante. “Eu e minha mulher cuidamos daquele lugar como se fosse o jardim da nossa casa”, conta Arlindo, orgulhoso do lugar que ajuda a manter.

 

Como adotar uma praça

A pessoa que quiser cuidar de qualquer área verde deve procurar a Subprefeitura Ipiranga, informar o local de interesse e apresentar a documentação necessária. A partir daí, o munícipe aguarda ser chamado para assinar o Termo de Cooperação.

 

Contrapartida

Toda pessoa, física ou jurídica, que tem uma área verde sob seus cuidados, tem o direito de associar seu nome, de sua empresa ou estabelecimento comercial a uma boa causa. Os locais “adotados” recebem placa ou placas (dependendo do tamanho da área), com padrões previstos na legislação municipal. Todas as informações sobre adoção de praças podem ser obtidas na Coordenadoria de Projetos e Obras da Subprefeitura Ipiranga com Eloísa, no telefone: 2808-3661.