PREFEITURA DE SÃO PAULO

21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down

As pessoas com a Síndrome de Down possuem um cromossomo a mais

21/03/2019 11h44

 O Dia Mundial da síndrome de down simboliza a luta diária de inclusão e bem-estar da pessoa que nasce com a alteração genética. No dia 21 de março, o mundo todo fala sobre ser diferente. Jéssica Pereira, é a primeira mulher empreendedora com Síndrome de Down. Aos 21 anos, sócia num café que montou com a irmã, Priscila Della Bella e o cunhado Douglas Batetucci ela não conhece limitações para realizar seus sonhos. “Mulheres são guerreiras, fortes, bonitas, né? Vocês são muito inteligentes, espertas, bonitas. Vocês conseguem sim", afirma a aspirante à chef que ainda pretende se casar, mas antes quer se formar para a carreira que escolheu.

A ajuda dos familiares foi fundamental para que ela chegasse aonde está. “Jessica fez cursos, ela sempre gostou de cozinhar. Desde criança, via minha mãe cozinhando, queria ajudar da maneira dela. Basicamente viu que ela tinha esse potencial, que gostava, então por que não investir nisso, né?", conta a irmã Priscila Della Bella.

Para que mais pessoas consigam alcançar sonhos e vencer quaisquer limitações as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) possuem programas para acompanhar e auxiliar a pessoa com síndrome de down.

Entenda a Síndrome

O ser humano apresenta 46 cromossomos em cada célula, que estão divididas em 23 pares. As pessoas com a Síndrome de Down possuem um cromossomo a mais, ou seja, 47 cromossomos. Por conta disso, no cromossomo 21 existe um trio. Veja a imagem abaixo.

A imagem possui um fundo laranja claro com vinte três cromossomos, sendo o cromossomo de número vinte e um possuindo uma alteração, o que configura a Síndrome de Down

 

Você sabia?

O dia 21/3 foi escolhido para fazer uma referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam a Síndrome de Down. A ideia foi patenteada pelo Stylianos Antonarakis, que leciona medicina genética na Universidade de Genebra, na Suíça.