Ipiranga tem seu conselho de meio ambiente

O Cades – Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Ipiranga reúne-se mensalmente

O Cades é composto por membros da sociedade civil e do Poder Público. Os conselheiros da sociedade civil foram eleitos no dia 13 de dezembro de 2008 e desde então estão se reunindo junto com os membros do poder público designados pelo Subprefeito. O conselho é composto por oito representantes da sociedade civil e oito da prefeitura, sendo presidido pelo subprefeito.

A posse dos conselheiros da sociedade civil, eleitos no dia 13 de dezembro de 2008, foi efetuada na Subprefeitura do Ipiranga, no dia 22 de dezembro de 2008, segunda-feira.

O Conselho foi inspirado no art. 225 da Constituição Federal que preconiza que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

O Cades Regional, constituído em cada Subprefeitura, é uma oportunidade de participação da sociedade na elaboração de propostas de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e à cultura de paz. O Cades é um órgão participativo, consultivo, que integra sociedade civil e poder público, na busca de ações e atividades visando, entre outras atribuições, receber propostas e denúncias a serem encaminhadas dentro de questões relacionadas à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente e suas atribuições estão regulamentadas pela Portaria Intersecretarial da Prefeitura de São Paulo n°005/SVMA/SMSP/SEPP/SEME/2007.

Um regimento interno foi construído neste período e no dia 25 de novembro de 2009, quarta-feira, aconteceu a primeira reunião ordinária mensal. Este foi o primeiro encontro após a publicação do regimento no Diário Oficial da Cidade. Durante a abertura da reunião feita pelo subprefeito, este destacou a importância da construção de uma pauta de priorização dos trabalhos que leve em consideração três vetores importantes lixo, ar e água "tudo isso num primeiro momento vai convergir em ações para melhorar a questão do descarte, por que a questão do lixo é uma das coisas que mais incomoda e sendo assim devemos construir uma proposta educacional para que cada um cuide seu quintal. Devemos elencar e priorizar nossos trabalhos" apontou o subprefeito.

Na reunião realizada no dia 09 de dezembro de 2009, os conselheiros iniciaram o planejamento para 2010 criando os seguintes grupos de trabalho: 1) Reativação da A3P na Subprefeitura; 2) Plantio de árvores; 3) Resíduos Sólidos + Posto de Coleta de Óleo de Cozinha; 4) Feira Verde; 5) Calçadas Verdes; 6) Sala Verde; 7) Educação Ambiental + Palestras; 8) Agenda 21; 9) Preparação II Conferência de Meio Ambiente do Ipiranga; 10) Recursos Hídricos / Drenagem; 11) Parques; 12) Habitação / Verticalização / Mobilidade Urbana; e 13) Emissões atmosféricas / aquecimento global. Os trabalhos dos GTs já estão em pleno vapor.

Como entrar em contato com o Cades Ipiranga? Todos podem participar da reunião mensal que são abertas e acontecem na última quarta-feira do mês, sempre das 9h:30 às 11h:30, na sede da Subprefeitura, na Rua Lino Coutinho, 444.

Os interessados podem acessar o blog: http://cadesipiranga.blogspot.com/ ou acompanhar pelo Twitter: http://twitter.com/cadesipiranga ou enviar suas mensagens para cadesipiranga@prefeitura.sp.gov.br.

 

Cronograma das reuniões do Cades Ipiranga para o ano 2010:
Janeiro – dia 27; Fevereiro – dia 24; Março – dia 31; Abril – dia 28; Maio – dia 26; Junho – dia 30; Julho – dia 28; Agosto – dia 25; Setembro – dia 29; Outubro – dia 27; Novembro – dia 24; Dezembro – dia 08.

 

Resultado da Eleição dos Conselheiros representantes da sociedade civil:
Sandro Nicodemo, 21 votos, sexto lugar;
Helena Alves, 06 votos, décimo terceiro lugar;
Juliana Fuentes, 114 votos, primeiro lugar;
Casé Oliveira, 58 votos, quarto lugar;
Carla Zero, 14 votos, oitavo lugar;
Douglas Braga, Zero votos, décimo sétimo lugar;
Marisa Ferri, 18 votos, sétimo lugar
Ivan, 23 votos, quinto lugar
Tamashiro, 09 votos, décimo lugar
Celso Henriques, 63 votos, terceiro lugar
Malu, 06 votos, décimo quarto lugar
Eliseu Fidêncio, 03 votos, décimo quinto lugar
Gera Oliveira, 09 votos, décimo primeiro lugar
Rubens, 09 votos, décimo segundo lugar
Romero Guedes, 10 votos, nono lugar
Edilene M.Lura, 84 votos, segundo lugar
Luiz Fernando, 01 voto, décimo sexto lugar

Votos Nulos - um
Do primeiro ao oitavo lugar foram eleitos membros efetivos e do nono ao décimo sexto eleitos como suplentes.