PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura Ipiranga entrega Praça Flávio Xavier de Toledo revitalizada

Obras privilegiaram acessibilidade e lazer para crianças e idosos

04/03/2010 21h02

As obras de revitalização da Praça Flávio Xavier de Toledo foram entregues neste domingo (28), aos moradores da região do Cursino. De setembro de 2009 a fevereiro deste ano foram recuperadas as áreas já existentes e implantadas algumas novidades. As crianças ganharam mais brinquedos, feitos em madeira. Os idosos têm agora equipamentos para a prática de exercícios que aumentam a mobilidade dos ombros, cotovelos e quadris, fortalecem a musculatura dos braços, aumentam o equilíbrio e a coordenação motora.
Os obstáculos que impediam a mobilidade de portadores de deficiência física foram removidos e rampas de acesso foram construídas, tanto da rua para a praça como para as áreas internas e de recreação.
O piso da quadra e a arquibancada foram refeitos e a área agora conta também com alambrado. O espaço usado para a recreação das crianças foi recuperado.
As áreas ajardinadas receberam 1.500 m² de grama e 750 unidades de plantas ornamentais. O jardim ao redor dos novos equipamentos de recreação foi recomposto.
“Frequento esta praça há 19 anos. Este espaço era antigamente um lixão. Esta praça, com os novos equipamentos instalados, é um grande presente para os moradores, pois ela é muito importante para o lazer das pessoas que aqui frequentam. Tem até fila para usar o playground da terceira idade” declarou João H. Vanin, psicólogo e usuário da praça.
As obras na praça Flávio Xavier de Toledo, que fica na rua Marcos Fernandes, altura do nº 300, no Jardim da Saúde, foi realizada em sua totalidade pela Subprefeitura Ipiranga, teve custo de R$ 116.773,49.
“É mais um espaço público revitalizado com qualidade, permitindo maior integração entre os usuários da região, promovendo a cidadania com ações voltadas ao meio ambiente e ao esporte. O resultado disso é a melhoria da qualidade de vida de todos” declara o subprefeito.
O prefeito, durante o evento, lançou um desafio ao jornais de bairros e entidades presentes a fazerem uma pesquisa junto à comunidade, com o objetivo de monitorar as 46 praças da Subprefeitura Ipiranga nos aspectos de manutenção, acessibilidade e estado de conservação dos equipamentos.