Seguindo a tradição, Subprefeitura realiza hasteamento das bandeiras

O Hino Nacional foi executado e as bandeiras Nacional, de São Paulo e do Município foram hasteadas em mais um evento cívico

Os funcionários da Subprefeitura Ipiranga e moradores da região participaram do evento nesta quarta-feira (3). Desta vez, os convidados foram a diretora do Jornal Gazeta do Ipiranga, Maria Helena Bueno, que hasteou a bandeira Nacional, e o presidente do Movimento Cívico em Defesa do Monumento e Parque da Independência, Valdir Abdallah, que hasteou a bandeira do Município. Representantes da Subprefeitura também marcaram presença no evento. 

 
Maria Helena Bueno disse ter ficado emocionada com o convite. Segundo ela, o exemplo deveria ser seguido por outros setores da sociedade. “Eu tenho um sentimento muito forte de patriotismo. Foi emocionante. Fiquei com a voz embargada”, contou a diretora da Gazeta do Ipiranga.
 
A cerimônia cívica é promovida sempre na primeira quarta-feira do mês para resgatar e valorizar o patriotismo entre visitantes, funcionários, moradores e estudantes da região. As três bandeiras são hasteadas simultaneamente no início da execução do Hino Nacional. Tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas.
 
O presidente do Movimento Cívico em Defesa do Monumento e Parque da Independência, Valdir Abdallah, também ressaltou a importância do evento. “Esta ideia de hastear as bandeiras reforça os sentimentos de respeito à Pátria e às pessoas. Minha educação cívica foi muito forte, tanto na escola onde iniciei meus estudos, Dr. José Maria de Azevedo, quanto em casa, onde meus pais sempre lembravam que devíamos respeitar os símbolos nacionais”, recordou Abdallah.
 
A cerimônia de hasteamento é uma oportunidade dos pais e as escolas despertarem nas crianças e nos jovens o verdadeiro significado da palavra pátria, além de incutir justiça e amor ao próximo.
 
Os símbolos patrióticos são cercados por protocolos, até mesmo quando já não estão em bom estado. A bandeira, por exemplo, deve ser entregue em uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira. Especialmente nesta data, comemorada em 19 de novembro, ela é hasteada ao meio-dia, para que não produza sombra sobre o "solo pátrio".
 
Serviço:
 
Execução Hino Nacional e hasteamento de bandeiras
Data: Toda primeira quarta-feira do mês
Horário: 8 horas
Local: Subprefeitura Ipiranga – Rua Lino Coutinho, 444