Mensagem do Subprefeito e Programação dos 456 anos da cidade

Parabéns São Paulo pelos seus 456 anos. Aproveitamos este momento para refletir sobre a importância da cidade para o desenvolvimento político, econômico e social do país. Nós da Subprefeitura Ipiranga, berço da Independência, nos orgulhamos de fazer parte deste processo nos esforçando cada dia mais para manter uma cidade limpa, digna e humana. Subprefeito do Ipiranga.

Programação

Comemoração dos 456 anos de São Paulo marcará presença em toda a cidade

Shows, esporte, cinema, cultura, dança, e até mesmo artesanato, são algumas das atrações durante as comemorações do aniversário da capital paulista. As atrações serão iniciadas já no dia 24 e estarão espalhadas por todos os cantos da cidade. Confira:

Shows no Vale do Anhangabaú

Os shows no Vale do Anhangabaú acontecem no dia 24, a partir das 15 horas, com as apresentações do Coral da Polícia Militar, Rap do Lui e o samba de Almir Guineto. O grupo Demônios da Garoa comanda a queima de fogos no Viaduto do Chá. Dia 25, o destaque fica com as apresentações de Paula Lima, Negra Li e Toni Garrido.

Encontro de Baterias

Na Praça da Luz, às 16 horas, tem apresentações das baterias das escolas União de Vila Albertina, Dom Bosco de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Unidos da Vila Maria, Rosas de Ouro, Vai Vai, Águia de Ouro, Tom Maior, Mocidade Alegre, X-9 Paulistana, Gaviões da Fiel, Império da Casa Verde e Pérola Negra.

Patty Ascher faz show em Pinheiros

A cantora Patty Ascher apresenta-se no palco da Praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580 – Pinheiros) e mostra as canções de seu mais recente álbum. O espetáculo tem entrada franca e contará com arquibancada para 250 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência para participar.

Samba no Mercadão

Junto com a capital paulista, o Mercado Municipal comemora seus 77 anos. No dia 24 acontece a 6ª Festa da Virada do Aniversário, quando a Escola de Samba Mocidade Alegre faz um desfile pelo Corredor Central do Mercadão, às 23h40. Depois da meia-noite, a escola puxa o “parabéns” para o Mercado e para a cidade de São Paulo, comemorando com um bolo de 300 quilos, oferecido para todas as pessoas presentes. Em seguida, acontece outra queima de fogos de artifício no viaduto Diário Popular. A Mocidade Alegre volta à 0h40 para encerrar a noite com mais samba.

Show na Praça Brasil

No Conjunto José Bonifácio, localizado na Praça Brasil, as comemorações marcarão presença com um mega show. O evento começa a partir das 16 horas e terá a participação dos grupos Bonde do Tigrão, Pixote e Leandro da Sapucaí. Será gratuito e aberto a todos os públicos.

Muita música na Cidade Ademar

No dia 25, a partir das 10 horas, na praça Lygia Salgado, na altura do número 3.000 da avenida Cupecê, terá uma feira de artesanato, que ficará exposta até as 19 horas. Ao meio-dia tem aulas práticas de ginástica corporal e a programação segue com apresentações musicais de grupos de forró, música romântica, pop rock e moda de viola. Quem encerra a noite é o sambista Almir Guineto. A entrada é grátis.

Cidade Tiradentes Canta São Paulo

A Estação da Juventude - espaço destinado aos jovens para oficinas de música, arte e expressão e profissionalização, com apoio da Subprefeitura Cidade Tiradentes -, realiza o Projeto “Cidade Tiradentes Canta São Paulo”, que reúne bandas da região com a proposta de fazer releituras de músicas famosas que falam sobre São Paulo. O evento acontece as 15 horas, na praça em frente ao Terminal Cidade Tiradentes, localizado na avenida Naylor de Oliveira, s/n.

Carnaval antecipado na Lapa

A partir do meio-dia, na esquina das ruas Faustolo e Crasso, terá carnaval fora de época com a bateria do bloco carnavalesco A Lapa Somos Nóis, que terá participação dos famosos bois amazonenses Garantido (Vermelho) e Caprichoso (Azul).

O Espaço Cultural Tendal da Lapa (rua Constança, 72) realiza o Dia da Cidadania, das 9 às 19 horas, com feira de saúde, oficinas ambientais, mostra cultural, apresentações artísticas e fórum de discussão sobre temas ligados a juventude e cultura, criança e adolescentes, idosos, índios e negros. O encerramento será em ritmo de folia com cordão carnavalesco seguido do Baile de Máscaras a partir das 17 horas.

Quebrada Cultural na Brasilândia

Para comemorar os 63 anos da Brasilândia acontece, no dia 24, a Quebrada Cultural, com vários artistas locais e participação de Arlindo Cruz e Chico Cesar. O palco ficará instalado na estrada do Sabão em frente ao Sacolão da Brasilândia, que começará a receber as atrações a partir das 13 horas do domingo.

Shows de samba em Guaianases

Shows de pagode e a final da Corte do Carnaval do Extremo Leste marcam, na praça de Eventos (cruzamento da estrada Itaquera Guaianases com Ribeirão Itaquera, no Jardim Helena), as comemorações a partir das 16 horas.

Esporte e cultura na Capela do Socorro

A praça Nicolau Aranha Pacheco (avenida Robert Kennedy, 2.800 - Interlagos), recebe atrações musicais e espetáculos de dança e ginástica aeróbica, a partir das 13 horas,

Giro de Ciclismo

Um grupo de 200 ciclistas da região sairá da Praça dos Ciclistas (Av.Robert Kennedy esquina com Avenida João de Barro), às 8 horas, em direção à Ponte Estaiada, onde se juntará a outros 6.000 ciclistas participantes do SÃO PAULO BIKE TOUR até a USP. Informações: www.ascibikers.com.br ou nos telefones: 2533-4029 ou 9953-1120.

Esporte e cultura nos CÉUS

No Centro Educacional Unificado (CEU) Três Lagos (estrada do Barro Branco, s/nº - Jd. Três Corações) tem sessão de cinema com a história da cidade e às 13 horas e, a partir das 14h30, tem apresentação do grupo de pagode "Vai que Cola". Também é possível conferir a exposição “São Paulo em Branco e Preto” até o dia 31 de janeiro.

No CEU Cidade Dutra (avenida Interlagos, 7.350) será realizado o Espetáculo Teatral com os Vocacionados do CEU, às 16 horas.

No CEU Navegantes (rua Maria Moassab Barbou, s/nº) tem a Exposição “São Paulo, uma metrópole e muitas transformações” e uma sessão de cinema com o filme “Feliz Natal”, às 14horas. Para este evento a classificação é de 14 anos.

Ainda em comemoração ao aniversário, no dia 31, às 14 horas, tem a sessão de cinema com o filme ”Ao Entardecer” (classificação livre). No domingo também acontece a “Cultura da Paz” das 17 às 19 horas e a apresentação do grupo “Atrevidos” e do “DJ Jorginho”.

Atividades na piscina também acontecerão em meio às comemorações do aniversário de São Paulo. É o caso do CEU Vila Rubi (rua Domingos Tarroso, 101 – Vila Rubi), onde acontecerá a Recreação Aquática, das 9 às 18 horas.

No ginásio, das 8 às 12 horas, será realizado o Futsal masculino, seguido do Futsal feminino, das 12 às 16 horas, e Voleibol misto, das 16 às 20 horas.

As atividades culturais acontecem das 10 às 18 horas e terá treino livre de dança e circo, além da Exposição “Minha São Paulo – Paisagens Urbanas”

Autódromo de Interlagos

No dia 24, ao meio dia, acontece o GP Cidade de São Paulo – 1000 Km de Interlagos, com aproximadamente 8 horas de prova e mais de 200 voltas na pista. A partir das 9 horas tem prova de Carros Clássicos e a 4a. Prova de Fórmula 3, a partir das 10 horas.

No dia 25 as atividades acontecem a partir das 9 horas com apresentação de motos incrementadas, quadrículos, shows de nautimodelismo (no lago de Interlagos) e Aeromodelismo. Corrida de kart também está na programação do autódromo. Além disso, o público presente participará de sorteios de passeios gratuitos no novo kartódromo. Na reta dos boxes acontecerá uma corrida de cadeirantes. O autódromo de Interlagos fica na avenida Senador Teotônio Vilela, 261 – Cidade Dutra.