Biblioteca Roberto Santos faz retrospectiva de melhores filmes exibidos em 2009

A retrospectiva de filmes é voltada para o público adulto e infantil e que integraram mostras apresentadas na biblioteca ao longo do ano de 2009

Pequena Miss SunshineA partir do dia 9 de janeiro, a Biblioteca Roberto Santos (temática em cinema) apresenta uma retrospectiva de filmes para o público adulto e infantil que integraram mostras apresentadas na biblioteca ao longo do ano de 2009.

A série intitulada Segunda chance – os melhores de 2009 começa com Miami Vice, longa-metragem inspirado em seriado de mesmo nome que no cinema foi estrelado por Colin Farrell e Jamie Foxx. O filme é exibido dia 9, às 16h. Além de filmes atuais, a mostra apresenta também clássicos como Se meu apartamento falasse, que tem um elenco formado por Shirley MacLaine e Jack Lemmon, dirigido por Billy Wilder, com exibição programada para dia 16, às 16h.

O público infantil que estará em férias escolares poderá conferir exibições em dois horários: às 11h e 15h. Entre as opções, haverá clássicos Disney como Mulan, Dumbo, Aladin e A Bela e a Fera, além do divertido Fuga das Galinhas



Segunda Chance - Adultos - Os melhores de 2009
Biblioteca Roberto Santos Ipiranga. De 9 a 31. Grátis.


Seleção dos melhores filmes exibidos em 2009 na Biblioteca.
Todas as projeções têm suporte em DVD.
Retirar ingresso uma hora antes.

MIAMI VICE
(Estados Unidos, 2006, 134 min). Dir.: Michael Mann. Com Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li e outros. +16 anos.
Dois detetives são chamados para uma operação secreta com o objetivo de desmascararem um dos principais traficantes dos Estados Unidos.

Dia 9, 16h.PEQUENA MISS SUNSHINE
(Little Miss Sunshine, Estados Unidos, 2006, 101 min). Dir.: Jonathan Dayton e Valerie Faris. Com Greg Kinnear, Alan Arkin, Abigail Breslin e outros. +14 anos.
Família problemática percorre os Estados Unidos a bordo de uma Kombi com o objetivo de levar a caçula para participar de um concurso de beleza. Filme ganhador dos Oscars de roteiro original e de ator coadjuvante (Alan Arkin).
| Dia 9, 19h. Dia 17, 16h.

QUASE FAMOSOS
(Almost Famous, Estados Unidos, 2000, 122 min). Dir.: Cameron Crowe. Com Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson e outros. +12 anos.
Para acompanhar a excursão de uma banda da qual é fã, uma garota consegue emprego em uma revista. Aos poucos, envolve-se com os músicos e abandona seu objetivo.
| Dia 10, 15h30.

A ROSA PÚRPURA DO CAIRO
(The Purple Rose of Cairo, Estados Unidos, 1985, 81 min). Dir.: Woody Allen. Com Mia Farrow, Jeff Daniels, Diane Wiest e outros. +12 anos.
Durante a Grande Depressão, uma garçonete que sustenta o marido desempregado foge da realidade assistindo à sessões seguidas de seus filmes preferidos. Ao ver pela quinta vez o filme A rosa púrpura do Cairo, ela se surpreende quando o herói sai da tela e lhe oferece uma nova vida.
| Dia 10, 18h.

SE MEU APARTAMENTO FALASSE
(The Apartment, Estados Unidos, 1960, 125 min). Dir.: Billy Wilder. Com Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Fred MacMurray e outros. Livre.
Homem solteiro empresta seu apartamento para que executivos casados tenham encontros amorosos, mas a situação sai de seu controle quando ele se apaixona pela amante do chefe.
| Dia 16, 16h.

O DIABO VESTE PRADA
(The Devil Wears Prada, Estados Unidos, 2006, 109 min). Dir.: David Frankel. Com Meryl Streep, Anne Hathaway, Stanley Tucci e outros. Livre.
Uma jovem jornalista consegue emprego de secretária na revista de moda mais conceituada de Nova Iorque, e precisa lidar com a terrível editora.
| Dia 16, 19h. Dia 23, 16h.

PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO
(Brasil, 1996, 91 min). Dir.: Sandra Werneck. Com Tony Ramos, Andréa Beltrão, Daniel Dantas e outros. +12 anos.
Luiza e Gabriel se conhecem por acaso. À medida que se envolvem, questionam a natureza de seus sentimentos. O filme acompanha o itinerário sentimental das personagens, revelando a paixão por meio de uma forma incomum: um dicionário amoroso.
| Dia 17, 18h. Dia 31, 15h30.

APENAS ONTEM
(Omohide Poro Poro, Japão, 1991, 118 min). Dir.: Takahata Isao. Com Miki Imai, Toshiro Yanagiba e outros. Livre.
Desde pequena, garota moradora de Tóquio sentia inveja das colegas que passavam as férias no campo. Já adulta, ela decide adotar uma terra natal diferente.
| Dia 24, 16h.

LADY CHATTERLEY
(França/Inglaterra, 2006, 168 min). Dir.: Pascale Ferran. Com Marina Hands, Jean-Louis Coulloch e outros. +18 anos.
Mulher leva uma vida monótona na fazenda, cuidando do marido paraplégico, até que se apaixona pelo guarda-caça da propriedade. Elogiada adaptação da obra clássica de D. H. Lawrence.
| Dia 24, 18h.

ORGULHO E PRECONCEITO
(Pride and Prejudice, Inglaterra, 2005, 127 min). Dir.: Joe Wright. Com Keira Knightley, Donald Sutherland, Brenda Blethyn e outros. +14 anos.
Na Inglaterra do fim do século 18, cinco irmãs são cortejadas por pretendentes. A segunda mais velha conhece um homem esnobe, com quem vive discutindo. Baseado no romance de Jane Austen.
| Dia 30, 16h.

THE COMMITMENTS – LOUCOS PELA FAMA
(The Commitments, Irlanda/Estados Unidos/Inglaterra, 1991, 118 min). Dir.: Alan Parker. Com Robert Arkins, Michael Aherne, Angeline Ball e outros. +12 anos.
O longa acompanha a formação de um grupo musical, cheio de talentos e esperanças, em Dublin, Irlanda.
| Dia 31, 18h.

 

SEGUNDA CHANCE INFANTIL – OS MELHORES DE 2009
BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS. ZONA SUL. DE 9 A 30. GRÁTIS.

Fuga das GalinhasSeleção das melhores animações exibidas em 2009 na Biblioteca. A classificação indicativa é livre para todos os filmes.
Todas as projeções têm suporte em DVD.
| Retirar ingresso uma hora antes.

 

MICKEY – COLETÂNEA ANOS 20
(Estados Unidos, 1920, 80 min). Dir.: Walt Disney.
Seleção dos primeiros desenhos de Disney estrelados pelo personagem que o consagrou: Mickey Mouse.
| Dias 8 e 14, 15h.

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
(Snow White and the Seven Dwarfs, Estados Unidos, 1937, 83 min). Dir.: David Hand.
Com sua vida ameaçada por uma rainha malvada e invejosa, Branca de Neve foge para a floresta e consegue abrigo na casa de sete anões.
| Dia 9, 11h. Dia 13, 15h.

DUMBO
(Estados Unidos, 1941, 64 min). Dir.: Ben Sharpsteen.
Dumbo é um bebê elefante que nasceu com orelhas enormes. Com a ajuda de Timóteo, um simpático ratinho, ele se transforma na principal atração de um circo por conseguir voar.
| Dia 15, 15h.

BAMBI
(Estados Unidos, 1942, 70 min). Dir.: David Hand.
Filhote de cervo é considerado o Príncipe da Floresta devido ao respeito conquistado por seu pai. Ao crescer, ele precisa conduzir os animais que fogem dos caçadores.
| Dia 16, 11h

A PEQUENA SEREIA
(The Little Mermaid, Estados Unidos, 1989, 83 min). Dir.: Ron Clements e John Musker.
Contrariando as ordens do pai, a jovem sereia Ariel se apaixona por um príncipe humano. Para conseguir conquistá-lo, recorre aos feitiços de Úrsula, a bruxa do mar, e ganha pernas. Em troca, deve entregar-lhe sua linda voz e sua liberdade, caso não obtenha êxito com o rapaz.
| Dia 20, 15h. Dia 23, 11h.

A BELA E A FERA
(Beauty and The Beast, Estados Unidos, 1991, 84 min). Dir.: Gary Trousdale e Kirk Wise.
Transformado em fera por uma feiticeira, um príncipe só conseguirá voltar a sua forma humana se conquistar, em um tempo determinado, o amor de uma moça.
| Dia 21, 15h.

MULAN
(Estados Unidos, 1998, 88 min). Dir.: Tony Bancroft e Barry Cook.
Após a invasão da China por um líder cruel, o imperador pede a cada família que envie um homem para se alistar no exército e expulsar os invasores. Como seu pai está velho, a jovem Mulan resolve travestir-se para se apresentar como soldado.
| Dia 22, 15h.

ALADIN
(Estados Unidos, 1992, 90 min). Dir.: Ron Clements e John Musker.
Rapaz pobre e malandro tenta conquistar o coração de uma princesa, após salvá-la de um incidente. Para tanto, tem de enfrentar as maldades do grão-vizir, mas conta com a ajuda do gênio da lâmpada.
| Dia 27, 15h.

FUGA DAS GALINHAS
(Chicken Run, Estados Unidos, 2000, 84 min). Dir.: Nick Park.
Para não serem transformadas em tortas, as galinhas de uma fazenda arquitetam um plano audacioso, contando com a ajuda de um galo, estrela de circo, que as ensinará a voar.
| Dia 28, 15h.

WALLACE & GROMIT – A BATALHA DOS VEGETAIS
(Wallace and Gromit: The Curse of Were-Rabbit, Estados Unidos, 2005, 94 min). Dir.: Nick Park.
Com a feira anual de legumes gigantes chegando, um inventor e seu cão criam uma máquina para capturar coelhos que prejudicam a colheita. Surge, então, um misterioso coelho gigante que pretende estragar a premiação.
| Dia 29, 15h.

WALLACE & GROMIT EM 3 AVENTURAS EXPLOSIVAS
(Wallace and Gromit: 3 Cracking Adventures, Estados Unidos, 1996, 90 min). Dir.: Nick Park.
As confusões de Wallace e seu cão Gromit em três aventuras.
| Dia 30, 11h.

Serviço
Retrospectiva dos melhores filmes exibidos em 2009
Data: de 9 a 31 de janeiro
Local: Biblioteca Roberto Santos
Endereço: Rua Cisplatina, 505, Ipiranga
Telefone: 2273-2390
Grátis

Texto: Maria Carolina de Ré (SMC)