Biblioteca Castro Alves tem aula sobre diferentes usos da língua portuguesa na música

Aula show utiliza linguagem do dia a dia para analisar maneira como o idioma é usado em composições

 O projeto, em parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Revista Língua Portuguesa, publicada pela Editora Segmento, busca estimular os sentidos e o gosto dos jovens pelo idioma.
Utilizando a linguagem cotidiana das canções veiculadas em rádios e na internet, o violonista Lucas De Luccia acompanha o professor João Jonas Veiga Sobral.

Do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e demais gêneros, as músicas escolhidas para as aulas vão das letras poéticas como “O meu guri” e “Valsinha”, de Chico Buarque de Holanda, às populares “Pelados em Santos”, do grupo Mamonas Assassinas, e Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho.

"Utilizando a música, partimos de um saber implícito do indivíduo para chegar à linguagem que está por trás", explica Sobral. "Na escolha das canções, pensei em três fatores: as incidências de situações linguísticas, as questões culturais e sociais e a diversidade do público". Estão ainda na lista de obras estudadas “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Espatódea”, de Nando Reis, “À procura da batida perfeita”, de Marcelo D2, entre outras. Em uma hora e meia de duração, pretende estudar cerca de dez músicas brasileiras.

João Jonas Veiga Sobral é colunista da revista Língua Portuguesa da Editora Segmento. É autor dos livros “Português Prático”, “Nossa Língua – falando e escrevendo corretamente” e “Redação Empresarial” entre outros. É professor de língua portuguesa há mais de 20 anos na rede particular de ensino. Leciona o módulo Anatomia da Prosa no curso de pós-graduação de Formação de Escritores na Escola Superior de Direito Constitucional. Palestrante em empresas e congressos de língua e educação e professor de gramática no Itaú Cultural desde 2008.

Serviço:

Aula show na Biblioteca Castro Alves
Local: Rua Abraão Mussa, s/nº - Jardim Patente
Quando: 13 de agosto (sábado)
Hora: 10h00
Informações: 2946-4562
Inscrições abertas