Subprefeitura Ipiranga desfaz moradias em margens de córrego

Intervenção recuperou área de várzea do Córrego Ourives e retirou moradores de área de risco

A Subprefeitura Ipiranga desfez, entre o fim de 2010 e início deste ano, cerca de 200 moradias que ocupavam as margens do Córrego Ourives, no Jardim Liviero.

A maior parte dessas casas ou barracos era feita de madeira e, muitas delas invadiam o leito do córrego, expondo a população a situações de risco e dificultando o escoamento das águas.

Com a destruição dessas moradias e limpeza do local, foi possível retificar o curso do córrego e alargar o leito em 6 metros. As pessoas que tiveram suas casas ou barracos destruídos estão no programa Parceria Social (recebendo aluguel), da Secretaria da Habitação, até que sejam determinadas suas moradias definitivas, em programas de moradia popular.

Para a doméstica Maria de Fátima Farias de Lima, o atual momento é de felicidade e expectativa. “Já estou muito feliz, vivendo numa casa bem melhor. Não preciso ter medo que insetos e animais entrem na cozinha. Agora, espero ansiosa pela minha nova casa”, conta a ex-moradora do local.

O trabalho foi possível graças a uma parceria da Subprefeitura Ipiranga com a Secretaria Municipal de Habitação, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar.

O próximo passo é transformar a região limpa num parque linear, com o plantio de mudas de árvores, na margem do córrego, antes ocupada irregularmente pelos moradores. Com a vegetação, além de o bairro ganhar mais uma área verde, a várzea do córrego terá melhores condições para conter as águas em períodos de fortes chuvas.