Conjunto de obras no córrego Ipiranga aumenta escoamento de água e evita enchente

Córrego ganhou mais quatro metros de largura

Os transtornos que as obras de canalização do córrego Ipiranga causaram nos últimos anos valeram a pena. Mesmo com as intensas chuvas de dezembro e do começo de janeiro, a região não alagou.

Na primeira etapa, concluída no fim de 2010, a calha do córrego foi aumentada de nove para 13 metros de largura em um trecho de 1,4 km de extensão, sob os pontilhões das ruas Tamboatá e Coronel Diogo. Com isso, quase dobrou a capacidade de vazão do córrego. As galerias e o sistema de drenagem sob a avenida Ricardo Jafet foram ampliados e trocados, o que aumentou também o fluxo de escoamento da água, reduzindo, assim, a possibilidade de enchentes e pontos de alagamento no trecho.

Os trabalhos da segunda etapa estão em andamento. Serão renovados o asfalto da avenida Ricardo Jafet, no trecho entre as ruas Tamboatá e Marcelino Champagnat, e também as calçadas. Além das obras, a Subprefeitura Ipiranga realiza a limpeza frequentes das margens do córrego, para retirar mato, lixo e madeira do leito do córrego.