Prefeitura enterra fios e retira mais de 3 mil postes de vias

O bairro do Ipiranga teve 4,06 km de fiação convertida em rede subterrânea e 206 postes retirados das vias

 A Prefeitura de São Paulo concluiu no dia 05 de setembro o enterramento de fios no perímetro do Museu do Ipiranga. O processo teve início em junho e foi encerrado na semana em que se comemora o bicentenário da Independência do país. Ao todo, a extensão do enterramento foi de 4,06 km e retirados cerca de 260 postes das vias na região. Ficou apenas a fiação do sistema de trólebus na avenida Nazaré.

A conversão da fiação em redes subterrâneas vai atingir 12 regiões da cidade de São Paulo, divididas em clusters, sendo dez na região central e duas em Pinheiros, na Zona Oeste, até dezembro de 2024. Essa ação faz parte do Programa SP Sem Fio, que prevê o enterramento de 65,2 km de redes aéreas e a retirada de 3.014 postes em 170 vias da cidade, até dezembro de 2024

O programa conta com a parceria com a Enel - Distribuição São Paulo, no que se refere a distribuição de energia elétrica, São Paulo Transporte S/A (SPTrans), para interferências com ônibus elétricos denominados trólebus, a Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (Ilume) e a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp).

No Bairro do Ipiranga, além do entorno do Museu no Ipiranga, está programado para o próximo dia 15 o início do enterramento de fios na Avenida Dom Pedro I, totalizando 4,7 km. A obra tem previsão de durar um mês. As vias beneficiadas serão: Av. Dr. Ricardo Jafet; Rua Vasconcelos Drumond; Rua Tabor; Rua Tamboatá; Praça do Monumento; Av. Teresa Cristina; Rua Bom Pastor; Rua Leais Paulistanos; Rua dos Sorocabanos; Rua dos Patriotas; Av. Nazaré; Rua Padre Marchetti; Rua Xavier de Almeida; Rua Moreira e Costa; Rua Moreira de Godói; Rua Armorial; Rua Pouso Alegre; Rua Paulo Bregaro; Rua Ranulfo Pinheiro; Rua Benjamin Jafet; Av. Dom Pedro I; Rua Lima Barreto; Rua da Independência e Rua Alm. Pestana.