Obra no Córrego Sacomã reduz risco de enchente

Córrego Sacomã teve trecho retificado para auxiliar no escoamento da água da chuva

O córrego Sacomã teve um trecho retificado, na altura da Rua Alencar Araripe com a Estrada das Lágrimas. O traçado do córrego tinha curvas muito fechadas nesta região, fazendo com que o escoamento da água ficasse muito lento. Em períodos de chuvas fortes a rua alagava, causando transtornos e prejuízos à população. Com a retificação do traçado e ampliação das galerias de águas pluviais a drenagem melhorou e a água vai escoar mais facilmente.

 

Além da correção do traçado foi instalado um grande ralo na Estrada das Lágrimas para melhorar a captação e o escoamento da água da chuva. "Agora acabaram as enchentes. Antes, as águas da chuva chegavam até a minha casa" comemora o comerciante Everaldo Xavier, morador da região.

O córrego Sacomã tem cerca de 640 metros de extensão. Ao longo do córrego canalizado, na margem direita, foi aberto um viário onde foram construídas 264 unidades habitacionais e 13 comércios destinados ao atendimento das famílias removidas de áreas de risco ou afetadas pelas obras. As obras levaram em conta o acesso dos moradores da região à infra-estrutura e a melhoria de habitabilidade, de saúde e do meio ambiente.