Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem exalta a linha de frente da covid-19

Profissionais que lutam para salvar vidas na pandemia contam como a escolha pela carreira impacta a sua rotina de trabalho nesse momento

O 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, nesse ano tem um significado maior para quem fez a escolha por atuar diretamente na assistência dos pacientes, atendendo as necessidades e desenvolvendo uma proximidade que cria vínculos, sobretudo num momento como o que a pandemia pelo coronavírus desafia a saúde no mundo todo.

Atuando na linha de frente da covid-19, os técnicos e auxiliares zelam pelas vidas que chegam diariamente nas unidades da rede municipal, preparadas para suprir a demanda gerada pela pandemia.

Neste dia a dia tem a coleta de exames, administração de medicação, a higiene rotineira dos pacientes, monitoramento e controle do estado geral dos pacientes, sobretudo dos que têm doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

O técnico de enfermagem no Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus, Samuel Aparecido dos Santos, diz que a função é uma descoberta. “Trabalhar fazendo o que gosto, ver a melhora dos pacientes é muito gratificante. É única a sensação de saber que se está ajudando pessoas.”

Na UBS Moinho Velho I, Fabia de Sousa Oliveira, revela a realidade que pandemia trouxe. “Estamos trabalhando apreensivos, mas seguimos demonstrando nosso amor. Há uma guerra contra a covid-19 e nós estamos juntos para sairmos dessa.”