Saiba como plantar ervas aromáticas e temperos

Basta seguir as orientações da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) da Prefeitura

Quer aproveitar seu tempo durante a quarentena com uma atividade útil e agradável? Aprenda a plantar temperos e ervas aromáticas em sua casa ou apartamento, seguindo as orientações da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura. 

O primeiro passo é escolher o local de plantio, que deve receber sol em algum período do dia. Na sequência, monte os vasos, floreiras ou pequenos canteiros. Eles podem ser colocados em paredes, suspensos em apoios. Essses recipientes devem ser preenchidos por um substrato (mistura de composto orgânico com terra), que será a base onde a planta fixará suas raízes e se alimentará.  Ele deve ser poroso, para que a água não fique “empoçada”, e rico em nutrientes. 

No caso de ervas e temperos podem ser utilizados 60% de terra para fixação das raízes; 20% de húmus ou composto orgânico para fornecimento de nutrientes e 20% de vermiculita (produto condicionador de solos, que pode ser comprado em casas de material para construção ou de produtos para animais) ou areia para a drenagem da água e manutenção da umidade.

As ervas perenes ou semi-perenes (que perduram no decorrer do tempo) são as que, quanto mais utilizadas, mais se renovarão. Entre elas, destacam-se alecrim, hortelã, tomilho, orégano, manjericão, salsinha e cebolinha. As hortaliças de ciclo curto como rabanetes, alface, repolho e cenoura necessitam de semeadura semanal e de forma escalonada, fato que inviabiliza o cultivo em locais com pouco espaço.