Motoristas de ônibus municipais passam a orientar passageiros sobre prevenção ao coronavírus

O tema tem sido tratado no site, nas redes sociais e nos mais de 14 mil ônibus, terminais municipais e postos de atendimento da SPTrans

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, informa que, a partir desta terça-feira (17/03), motoristas de ônibus do sistema municipal repassam aos passageiros dicas de como evitar a contaminação do COVID-19, antes do início da viagem.

A SMT e a SPTrans também vêm atuando para divulgar, entre os usuários do sistema de transporte coletivo municipal, as orientações da Secretaria Municipal da Saúde sobre o novo coronavírus e como evitar a contaminação:

- Quando tossir ou espirrar, não cubra com a mão. Use a parte interna do seu braço.

- Higienize frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel; dedique atenção especial à higiene após a utilização do transporte público, devido ao contato com objetos de uso comum, como catracas e barras de apoio dos veículos.

- Evite tocar olhos, nariz e boca.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal.

O tema tem sido tratado no site, nas redes sociais e nos mais de 14 mil ônibus, terminais municipais e postos de atendimento da SPTrans, na edição nº 1069 do Jornal do Ônibus.

A Prefeitura de São Paulo ainda criou um grupo de um Grupo de Trabalho permanente com todas as empresas de ônibus da cidade de São Paulo para discutir ações e tomar medidas de prevenção contra o coronavírus no transporte público. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como pandemia a circulação do novo vírus causador da COVID-19. A transmissão já ocorre regionalmente no Brasil, e é necessário adotar medidas para conter a disseminação da doença.

Dessa forma, a SMT recomenda que:

- Nos banheiros dos terminais, a limpeza seja feita com maior frequência;

reforço nas mensagens sonoras de prevenção emitidas nos 31 terminais de ônibus da cidade (o que está sendo feito desde sexta-feira, 13/3);

- Reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres e pega-mão;

- Orientação para que motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários de operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada;

- Idosos, que são considerados grupos de risco, devem evitar usar transporte público no horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas.