Prefeitura participa de evento sobre cenário das doenças raras no Brasil

FEBRARARAS preparou diversas atividades em todo país. Em São Paulo, evento reuniu autoridades para falar do atual cenário das doenças no Brasil

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Saúde (SMS), participou do evento “O Cenário das Doenças Raras no Brasil”, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS). O evento aconteceu na última quinta-feira (5) no Brooklin Novo, na Zona Sul de São Paulo.

Para lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras (29 de fevereiro), a FEBRARARAS preparou diversas atividades em todo país. Em São Paulo, evento reuniu autoridades para falar do atual cenário das doenças no Brasil. Calcula-se que existam de 5 a 8 mil tipos de doenças raras no mundo. O diagnóstico e o acesso a tratamento persistem como os maiores desafios aos pacientes com doenças raras.

Para aumentar a conscientização da população para o tema, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Casa Hunter, divulgou no dia 29 nos relógios da cidade de São Paulo, a mensagem “Dia Mundial das Doenças Raras”.

“Apoiamos as ações da FEBRARARAS como principal interlocutor entre a sociedade civil e as iniciativas públicas e privadas, uma Associação séria e de respeito na área. Ano passado, a Secretaria reuniu um grupo de trabalho que contou com médicos, membros da Federação, pais e mães e Casa Hunter, levando ao prefeito Bruno Covas, as principais demandas de pessoas com doenças raras e os encaminhamentos tem sido feitos constantemente em reuniões com técnicos de cada pasta municipal da Saúde e da Pessoa com Deficiência”, afirmou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Além disso, a equipe técnica da SMPED tem acompanhado as reuniões da Comissão de Patologias e Doenças Raras, que acontecem semanalmente na SMS, para discutir ações sobre a Regulamentação da Lei 17.083, que está sendo construída em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SES). A Comissão também elabora propostas de ações práticas como capacitações, vídeos tutoriais para as áreas de Saúde e Educação e seminários frente ao Programa de Apoio às Pessoas com Doenças Raras, e seus familiares, de acordo com a Política Municipal de Pessoas com Doenças Raras.

Para Antoine Daher, presidente da federação, a instituição é uma resposta a uma antiga demanda. “Só a união dos raros pode dar a representatividade que buscamos. Somos raros, de fato. Mas, juntos, somamos 13 milhões de brasileiros, que lutam por um direito expresso na Constituição: Saúde para todos”.