Em 2019, Prefeitura retirou 79 mil toneladas de detritos dos córregos

Foram podadas 116.857 árvores e 102.044 bocas de lobo e poços de vistoria foram limpos. Ações de zeladoria e prevenção para o período de chuva são realizadas durante o ano todo.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realiza ações de zeladoria e prevenção para o período de chuva durante o ano todo realizando reformas de galerias, bocas de lobo e postos de visitas, além da limpeza de córregos, piscinões, galerias e bocas de lobo. Também faz a coleta adicional de resíduos sólidos domiciliares, antecipação das coletas de resíduos de varrição e coleta de pontos críticos e pontos viciados.

Em 2019, foram reformados 31.901 poços de visita e bocas de lobo, inclusive com troca de tampas. Cerca de 79 mil toneladas de detritos foram retiradas dos córregos na cidade. Em relação à microdrenagem, foram 11.355 metros cúbicos de detritos retirados em galerias e ramais. Também foram podadas 116.857 árvores e limpos 102.044 bocas de lobo e poços de vistoria. Dos piscinões, a Prefeitura retirou 170 toneladas de detritos.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) propôs uma série de ações preventivas e emergenciais para o Plano Chuvas de Verão 2019/2020, a fim de evitar pontos de alagamento nas cerca de 210 bacias da cidade (depressões formadas nas vias). Para compor esse plano, também foram mapeados 927 pontos com risco de enchentes identificados pela Amlurb, juntamente com CET e CGE. As ações foram divididas em duas etapas: preventivas – serviços de limpeza urbana para evitar possíveis enchentes, e medidas corretivas – ações para controlar os danos causados por pontos de alagamento.