São Paulo conta com mais 124 Guardas Civis Metropolitanos

Com a formatura dos novos integrantes da corporação, o efetivo passa a ter 6.209 servidores, distribuídos em todas as regiões da cidade

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) tem, a partir de agora, 124 novos guardas civis metropolitanos. Foi realizada neste sábado (14), na Academia de Formação em Segurança Urbana, no Belenzinho, Zona Leste, a formatura da 64ª turma de GCMs. Os 124 profissionais - 118 homens e seis mulheres - irão reforçar a segurança em todas as regiões da cidade. Com os novos integrantes, o efetivo da GCM passa a ser de 6.209 guardas. Com mais esta turma, a Prefeitura segue no compromisso de reaparelhar a Guarda Civil Metropolitana aumentando seu efetivo, equipamentos e salários.

“É com muita alegria que formamos mais uma turma. É a quinta este ano. A atual gestão chamou, até agora,1.445 GCMs, enquanto a anterior convocou um total de 500. A Prefeitura é comprometida com a segurança pública e orgulha-se de ter aumentado o efetivo da GCM na cidade de São Paulo, proporcionando mais segurança aos cidadãos”, declarou o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.

Capacitação
Durante sete meses, os novos GCMs participaram de capacitação teórica e prática na Academia de Formação em Segurança Urbana, centro de referência em ensino para guardas civis de todo Brasil e unidade gerenciadora da política de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Os cursos promovidos pela Academia de Formação em Segurança Urbana têm como referência a Matriz Curricular Nacional para as Guardas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.A formação consiste em transmitir conhecimentos técnicos e científicos, tornando os agentes aptos a realizar o exercício de suas funções de forma coerente com as leis, com base nos direitos humanos e princípios de resolução de conflitos.

A capacitação física é realizada com a prática de defesa pessoal e o treinamento de utilização de arma de fogo.

A Academia promove, durante todo o ano, cursos de atualização para a corporação, em áreas e assuntos específicos, com o objetivo de suprir, de imediato, as necessidades observadas no dia a dia, bem como ampliar o nível de conhecimento obtido. Também são realizadas aulas de aperfeiçoamento voltadas aos gestores de postos superiores e graduações específicas da corporação, além dos cursos à distância, disponibilizados pela Rede Nacional de Educação a Distância.

Investimentos desta gestão

Para fortalecer as ações da corporação, a SMSU adquiriu câmeras e drones, além de equipamentos de segurança como os coletes balísticos de nível 3ª. Eles oferecem maior proteção que os usados anteriormente, assim como o colete com bojo, mais aderente e adaptado ao uso feminino, aliando conforto com a segurança necessária.

Mais da metade da frota da GCM foi renovada. Foram adquiridas 171 viaturas para a corporação, sendo 132 veículos do modelo Renault Duster, 20 Fiat Mobi, 12 GM Trailblazer, quatro Chevrolet Spin e três Volkswagen Amarok, que são utilizados para uma atuação mais eficaz, preventiva e próxima da comunidade paulistana. Entre esses carros, nove estão nas Delegacias de Defesa a Mulher (DDM), executando trabalho conjunto com a Polícia Civil, para reduzir casos de violência contra a população feminina.

A corporação também recebeu a doação de 600 armas, marca Glock, com valor estimado em cerca de R$ 1 milhão e que estão sendo utilizadas pelas equipes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Guarda Ambiental, Inspetoria de Apoio Motorizado e pelo Canil da GCM.

Sobre a GCM

A GCM está presente em operações e programas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com outros órgãos e entidades dos poderes Executivo Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da Segurança Pública e Urbana.

A corporação atua em toda a capital paulista e tem como principais atividades os seguintes programas: Proteção Escolar; Controle do Espaço Público; Proteção Ambiental; Proteção aos Agentes Públicos; Proteção ao Patrimônio Público; e Proteção às Pessoas em Situação de Risco.