PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de Saúde inicia contratação de profissionais para o SAMU

Serviço de Urgência terá mais 371 funcionários em operação; treinamento começa em janeiro

11/12/2019 07h41

A Prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) autorizou a contração de mais 371 funcionários para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A lista é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Os médicos e enfermeiros serão divididos entre intervencionistas, que vão trabalhar diretamente nas ambulâncias e médicos reguladores para classificar as ocorrências de acordo com a prioridade clínica.

Os novos funcionários serão contratados sob regime indireto em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). A seleção dos funcionários começa este mês e o treinamento para as atividades específicas será no mês de janeiro. A previsão é de que 50% dos contratados estarão em operação em fevereiro e o gradualmente até o mês de Abril.

A medida é uma sequência ao processo de reestruturação, e considerada como um passo definitivo para a melhora do atendimento à população. “A descentralização das bases e a organização das escalas permitiram que a administração chegasse a um diagnóstico mais preciso das necessidades para a melhoria do serviço”, explica a Coordenadora do SAMU, Maísa Ferreira dos Santos. A meta da SMS é colocar 122 ambulâncias para atender a população.

Ao todo serão 88 médicos, 70 enfermeiros, 135 técnicos de enfermagem e 78 novos condutores, alocados nas cinco Coordenadorias Regionais de Saúde do Município. Este contingente irá se somar aos Servidores que já trabalham no Serviço.

O SAMU vinha apresentando quedas de desempenho nos últimos anos, o que levou a SMS a planejar mudanças profundas no serviço. A Descentralização iniciada em fevereiro distribuiu as ambulâncias e equipes aumentando de 58 para 72 o número de bases, de onde as ambulâncias partem para os atendimentos.