Prefeitura leva Paraoficina Móvel para reparos em cadeiras de rodas, órteses e próteses

A iniciativa inédita vai ao encontro de demandas da população mais carente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), levará aos bairros da cidade a Paraoficina Móvel, que realizará manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores, a partir da próxima quinta-feira (16). O lançamento será realizado na entrada da Prefeitura de São Paulo, no Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, 15).

A van estará presente nos Mutirões nos Bairros, a partir de sábado (9), prestando atendimentos, além de levar orientações, informações e encaminhamentos aos Centros Especializados de Reabilitação (CERs).
A operação da Paraoficina Móvel, um veículo customizado com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para os reparos, será feita pela Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), entidade consagrada pela qualidade de sua oficina, bem como pelos serviços de reabilitação oferecidos à população paulistana.

Segundo dados do IBGE, no município de São Paulo há 217 mil pessoas com deficiência física, destas 170.445 possuem grande dificuldade motora e 45.948 só conseguem se locomover com algum tipo de tecnologia assistiva.

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que os mesmos deixem de ser utilizados ou continuam sendo usados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física das pessoas.

Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel, com serviços itinerantes, realizará a manutenção necessária e contribuirá para o aumento da durabilidade e funcionalidade das OPMs, impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência física que precisam desses recursos.

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de tornar a cidade um modelo mundial em acessibilidade e inclusão: “É um modelo inovador. A cidade de São Paulo sendo mais uma vez, referência! O projeto vai atender, principalmente, pessoas de baixa renda, que contam com o poder público para garantir seus direitos, visando sempre melhora na qualidade de vida e autonomia”.

Como funcionará?
Os serviços serão prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos serão realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação – CERs, equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde.

A partir de 16 de novembro os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) farão o agendamento das pessoas que precisam dos serviços nos dias previstos do cronograma de visitas. Na data marcada, o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas serão realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo.

O horário de atendimento será das 9h às 17h. O técnico da AACD irá preencher o Formulário de Atendimento do paciente e, após realizar a avaliação prévia, dará informações sobre os reparos necessários. A pessoa receberá um “Termo de Garantia de Serviços Prestados” pela unidade móvel.

Os serviços que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera, na Rua Pedro de Toledo, 1.620. O técnico informará a complexidade do reparo ao paciente e orientará o mesmo a aguardar contato telefônico com a data do agendamento.

As unidades de Saúde que realizarão os primeiros agendamentos serão:

• Campo Limpo – R. Gastão Raul Fourton Bousquet, 377;
• Parelheiros – Avenida Senador Teotonio Vilela, 8.895;
• Tucuruvi – Avenida Zaki Narchi, 357;
• São Miguel – Rua Professor Antonio Gama de Cerqueira, 347;
• Lapa – R. Catão, 420;
Flavio Gianotti – R. Padre Marchetti, 557;
• CER Sé – Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar

 

Serviço: Lançamento da Paraoficina Móvel
Data: 7 de novembro – quinta-feira
Horário: 9h30
Local: Viaduto do Chá, 15 – Prefeitura de São Paulo