Prefeitura de São Paulo oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência na 9ª edição do Contrata SP

Empresas de vários segmentos participarão da ação que promove a inclusão de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS

Chegou a 9ª edição do Contrata SP Pessoa com Deficiência! O evento da Prefeitura de São Paulo, voltado para a empregabilidade de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS, será realizado no dia 5 de novembro, na Expo Barra Funda, Rua Tagipuru, 1001. A ação gratuita, é organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), e contará com mais de 50 empresas e mais de 1.700 vagas para diferentes áreas. Os salários vão de R$456,00 para Jovem Aprendiz até R$ 5.000,00 para empresas como Kantar Ibope Mídia, Laboratório Dasa, Cia Hering, Lojas Besni, Chilli Beans, Shopping Pátio Higienópolis, entre outras.

 

As pessoas com deficiência poderão se candidatar para vagas de aprendiz, estágio (inclusive na Prefeitura de São Paulo com mais de 100 vagas), analista de suporte comercial, Advogado, Professor de Educação Infantil, auxiliar de RH, técnico de enfermagem, entre outras.

 

“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política afirmativa ainda mais efetiva. Hoje, a legislação é cumprida por apenas 50% das empresas sujeitas a ela. Os motivos são, principalmente, o preconceito e a falta de informação, ainda latentes em empresários, executivos e, sobretudo, gestores de RH, que enxergam deficiência como incapacidade”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Para a secretária adjunta da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, a oportunidade de reunir os empregadores que participarão do Contrata SP, serve para aprimorar o atendimento aos candidatos. “Este evento costuma atrair centenas de pessoas em um único dia, o que exige maior dinamismo das equipes de recursos humanos, que acabam lidando com perfis distintos de candidatos e diferentes tipos de deficiências. Como estamos trabalhando para a ampliação de vagas qualificadas em diversas áreas e em níveis hierárquicos, é importante que o empregador avalie a disponibilização de vagas diferenciadas como estágios, aprendizes, liderança, entre outras”, salientou.

 

As ações nas zonas norte, oeste, leste, sul e centro já receberam mais de 7.833 atendimentos, sendo que 593 já foram contratados. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, na cidade de São Paulo vivem 2,7 milhões de pessoas com deficiência. Dentre elas, 500 mil fazem parte da população economicamente ativa e de acordo com a RAIS 2018, a cidade de São Paulo tem capacidade para empregar 177,3 mil pessoas com deficiência, porém, apenas 78 mil estão empregadas com contrato formal.

 

Com o intuito de aumentar este número, foi sancionada em 1991 a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213). A legislação exige que as empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência, porém, esse percentual nem sempre é cumprido.

 

O Contrata SP oferecerá também serviços que ajudarão o trabalhador, entre eles:

 

  • O CATe também realiza, durante o evento, a emissão da carteira de trabalho na primeira ou segunda via para pessoas a partir de 14 anos de idade.
  • Orientação sobre benefícios previdenciários (INSS).
  • Orientação sobre elaboração e cadastro de currículos (CATHO).
  • Inscrição para processo seletivo para vagas de estágio, disponíveis na Prefeitura de São Paulo (CIEE).
  • Orientação sobre Direitos e Deveres da população com deficiência (CMPD).
  • Orientação sobre os serviços da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED.
  • Orientação sobre Empreendedorismo e linhas de crédito (SEBRAE-SP).
  • Orientação sobre serviços oferecidos pelos sindicatos dos trabalhadores e empregadores.
  • Inscrição para cursos de qualificação profissional (SER Especial).
  • Orientação e emissão de laudo médico para caracterização da deficiência (Etikz e Consolidar Diversidade).

 

Para facilitar a participação, clique no link abaixo e preencha o formulário. Compareça com CURRÍCULOS, RG, CPF, Carteira de Trabalho, cópia do laudo ou certificado de reabilitação profissional e candidate-se às vagas disponíveis http://bit.ly/ContrataSP9candidatos

Serviço: 9ª Edição Contrata SP Pessoa com Deficiência

Data: 5 de novembro de 2019

Horário: 9h às 17h

Endereço: Rua Tagipuru, 1001 – Barra Funda/SP (próximo ao metrô Palmeiras - Barra Funda).

Mais informações: (11) 5667-5580 ou (11) 99973-8710.