Subprefeitura Ipiranga realiza mais um flagrante de descarte ilegal de entulho

Operação em ponto viciado de descarte de materiais impede ação criminosa

O setor de fiscalização da Subprefeitura Ipiranga surpreendeu na madrugada desta sexta-feira (23), um motorista que jogava uma caçamba de entulho na rua Prof. Artur Primavesi com rua Estevam Pedroso, no Parque Bristol. A ação ocorreu pouco antes de uma hora da madrugada. O entulho seria jogado num terreno baldio, ao lado do CEU Parque Bristol.

 

O motorista foi impedido pelos Policiais Militares e pelo agente vistor da Subprefeitura Ipiranga. Na delegacia, o acusado confirmou que ia jogar os materiais no terreno e que o entulho havia sido recolhido na tarde desta quinta-feira, de uma obra que fica perto do local do crime.

 

O acusado foi multado em R$ 500,00 e teve o caminhão apreendido. O veículo só será devolvido após pagamentos da multa, das diárias no pátio da Subprefeitura Ipiranga e depois que toda a documentação e condições do caminhão estiverem em conformidade com a lei.

 

 

Punições

 

É Importante lembrar que o descarte de lixo e entulho, de forma irregular, prevê punição tanto para o cidadão que joga o lixo ou entulho em local inapropriado quanto para o que contratou o serviço. Para se resguardar de que o entulho produzido terá sua correta destinação, a pessoa que gerou aquele material, em primeiro lugar, precisa saber se a empresa possui licença e permissão para o funcionamento e, além disso, exigir a documentação de destinação final do descarte. Este documento serve como um recibo que comprova a legalidade do trabalho realizado.

Toda empresa prestadora deste tipo de serviço deve estar devidamente cadastrada e autorizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e pela CETESB para funcionar. Para conhecer a lista das empresas credenciadas, basta acessar:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/cadastro_amlurb/index.php?p=4629

 

Onde depositar entulho

A região da Subprefeitura Ipiranga possui 2 Ecopontos. Os locais pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nestas unidades o cidadão pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

 

Ecopontos

 

Ecoponto Santa Cruz

Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz

Telefone: 5061-8870

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

 

Ecoponto Tereza Cristina

Rua Tereza Cristina, 8000 (esquina av. Estado)

Telefone: 2215-9960

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h