Histórias... Nossas Histórias - Estrada das Lágrimas Saudades de Você

Bansi continua seu relato saudoso sobre a Estrada das Lágrimas

Acima do campo da portuguesinha, foi construído, no começos dos anos 60, o Hospital Heliópolis. Depois tinha o campo de beisebol, praticado essencialmente por japoneses, e que era uma atração à parte. Aí vinham os campos do Guarani; do Corinthians da Vila Bandeirante; do Brasiliense; do Banguzinho; do Flor da Esperança; do Flor do Pinhal; do Flamengo de São João Clímaco; do Copa Rio; do Floresta; do Milionários; do Flor de São João Climaco; e mais alguns que infelizmente a memória não me permite lembrar neste momento.

Todas estas equipes eram muito boas e havia grandes jogos que atraiam multidões nos domingos de manhã e sábados durante a tarde. Ainda vinham grandes equipes da Vila Carioca, do Moinho Velho e do Ipiranga. Os campos eram todos de terra e quando havia campeonatos do "DEFE", lembro que o Ademar de Barros ia de helicóptero e imagina o poeirão que levantava. Quando acabava o futebol, havia uma grande cocheira, onde ficavam os burros que puxavam as carroças coletoras de lixo; é isto mesmo, o lixo era coletado em grandes carroças, que eram puxados, não lembro se por quatro ou seis burros. Este local, apesar do mau cheiro, acabava virando uma atração, pela quantidade enorme de burros e carroções, que deviam atender toda a região do Ipiranga.

Este grande terreno ia até a av. Almirante Delamare, que era o principal caminho para São Caetano, pois sai direto na av. Goiás e atrás dos campos na região de São João Clímaco. Existiam minas d'água e um local interessante, pois era um barranco com mais de 200m de altura, que antes era utilizado pelo tiro de guerra de São Caetano do Sul. Era comum o pessoal escalar este barranco, inclusive eu ia com minha turma até lá, mas nunca me aventurei a descer este gigantesco barranco.

Perto dali, a Paróquia de São João Clímaco, onde me casei. Depois de São João Clímaco, a Estrada das Lágrimas continua como área residencial, passa pelo Jardim Patente e Via Arapuá; na Ponte Preta atravessa o ribeirão dos Meninos e já se está em São Caetano do Sul, onde segue por mais uns dois quilômetros e termina, já em São Bernardo, na av. Rudge Ramos.

Estrada das Lágrimas, curti muito você! Saudades! 

 

*Texto publicado originalmente em "São Paulo minha cidade"