Saudade...meu viver

Luis Felipe Alimari

 Filho do ipiranguista Dácio Carlos, Luis Felipe Alimari se diz “paulucho”, meio paulista e meio gaúcho, já que foi em solo porto-alegrense que ele nasceu. Aos 40 anos, Felipe é acompanhado desde os 10 por uma cadeira de rodas. Ele nasceu com atrofia muscular espinhal tipo III e, de maneira progressiva passou a perder a força muscular e, consequentemente, seus movimentos.

“Apesar da doença não deixei de fazer nada em minha vida. Adoro futebol, estudei, saí com meus amigos, viajei, namorei e me casei. Faço parte de um grupo que ajuda pessoas com deficiência física dentro da empresa, o que me faz amar ainda mais meu trabalho”.

Engenheiro de performance na Dell Computadores há nove anos, é também participante de um blog de viagens, onde explica como viajar sendo uma pessoa com deficiência, e conta os perrengues que já passou em seus passeios por Brasil, Canadá, Catar, Chile, Espanha, Estados Unidos e França.

“Ainda que sinta falta de andar de bicicleta e jogar bola, moldei minha vida à deficiência e digo que somos capazes de fazer tudo, cada um a sua maneira. A deficiência não é capaz de parar ninguém”.

Dentre os que nasceram com a mesma patologia neurodegenerativa na década de 70, Luis Felipe é o único a ter ultrapassado os 30 anos de idade, sempre fazendo suas 'rodas voadoras' inspirarem.

Imagem, em preto e branco, mostra grupo de quatro jovens com bandeiras do Reino Unido e rostos pintados ao lado de Felipe Alimari, sentado numa cadeira de rodas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.