Saudade...minha terra

Luz Dalia

 Dona Luz Dalia, nasceu no Chile, mas foi no bairro do Ipiranga que construiu sua história. Proprietária do restaurante Dona Luz Empanadas, diz que mora no Brasil desde agosto de 1975 quando se mudou com seu marido, e durante a vida inteira tiveram negócios no ramo alimentício: “o primeiro que tivemos foi um bar/ restaurante na Vila Formosa. Inicialmente não era focado na culinária chilena, mas vendíamos algumas empanadas.”
Quando seu marido ficou doente, eles precisaram vender o bar e passaram a vender algumas empanadas nas estações de metrô. As coisas estavam se ajeitando, até que seu filho mais velho, Eduardo, ficou desempregado e a indagou: “Mãe, vamos abrir uma casa de empanada?” Dona Luz conversou com seu marido que apoiou a decisão e então abriram uma casa de empanadas no bairro da Mooca. Ficaram localizados no local por aproximadamente um ano e meio. Não permaneceram por lá porque o estabelecimento era pequeno demais. “Começaram a chegar chilenos, brasileiros e só tínhamos duas mesinhas lá dentro e três lá fora”.
Eduardo então, como morava no bairro do Ipiranga, deu ideia de migrarem o Dona Luz Empanadas para o bairro. Quando começaram a procurar pontos, encontraram o de uma loja de roupas que estava sendo passado “Eu vim olhar o ponto, parei ali no meio, fechei o olhos e falei: Eu gostei, me sinto bem aqui.”
Prestes a completar três anos de Dona Luz Empanadas no Ipiranga, a chilena detalha que aproximadamente 50% das pessoas que frequentam o restaurante são brasileiros, e o restante são chilenos. Existem muitos brasileiros que vão para o Chile e quando retornam, a procuram pois sentem falta da culinária.
“Eu nunca ia imaginar que tudo isso aconteceria, que conseguiria levar o nome do Ipiranga lá para cima, ao ponto de ser convidada para a televisão para apresentar minhas empanadas e dizer onde me encontro. Só que eu seria mais feliz se meu marido estivesse aqui.” Infelizmente o marido de Luz faleceu antes de ver o estabelecimento vingar.