Saudade...meu bairro

Roberto Losada Pratti

 Roberto Losada Pratti é mais um dos icônicos símbolos do Ipiranga. Apelidado como “Jesus” por ter longos fios de cabelo, Roberto é conhecido no bairro por ser corredor.

Nascido, criado e morador do Ipiranga desde 1955, conta que começou a correr no final da década de 70: “naquela época ninguém corria, eu fui um dos primeiros. Diziam que correr e praticar atividade física era um serviço braçal.”

Roberto diz que era normal as pessoas ficarem doentes na época, pois ninguém praticava atividades físicas e isso o incomodava. Certo momento resolveu expandir suas habilidades individuais para o bairro, e criou a corrida Vinício Stancati. O atleta reivindicou a construção de uma pista de cooper no Parque da Independência.

“Em 1984, comecei a correr pelas ruas do Ipiranga. Gosto de fazer isso em meu tempo livre. A primeira grande corrida de rua do Brasil, quem criou fui eu, a Vinício Stancati” acrescenta.

O atleta aponta não sentir saudades de nada do Ipiranga: “quando era criança, era um menino bobo, não saia de casa, então não tenho muita saudade dessa época. Atualmente não existe um lugar no Ipiranga que eu não conheça. Não sinto saudades do Ipiranga pois eu vivo o Ipiranga todos os dias.”