Histórias... Nossas Histórias - Bairro do Ipiranga e suas histórias

Nelinho traz registros do cartório da nossa região

Como todos já sabem, eu sou um morador antigo do Ipiranga e tenho por este bairro um carinho todo especial. Aqui nasci, no longínquo ano de 1935. Naquela época, a maioria dos nascimentos ocorriam na casa das parturientes através das parteiras.

No meu caso, quem funcionou foi uma senhora de nome Amabile (aliás, essa pessoa deve ter sido a responsável pelo nascimento de centenas de crianças naquela época, pois seu nome era sempre citado quando havia um nascimento nas redondezas).

Há tempos atrás, em conversa com o então oficial maior do cartório, Sr. Rinaldo Zampieri, demonstrei curiosidade em conhecer os primeiros registros efetuados pelo órgão desde a sua implantação.

Os dados que consegui obter na ocasião foram os seguintes:

– O primeiro registro de nascimento ocorreu no dia 25/07/1919, conforme consta nas fls. 001F do Livro A001. O Sr. Humberto Pavani comunicou o nascimento de seu filho Arnaldo, ocorrido no dia anterior, às 6 horas, em sua residência à Rua Oliveira Alves, 42, sendo a mãe a Sra. Annita Pavani.

– Em 06/09/1919, registrou-se a cerimônia do primeiro casamento. Foram os noivos Bruno Augusto Lucito e Marietta Josem da Silveira Rosa, conforme anotado no Livro B001, fls. 001F.

– O primeiro registro de óbito ocorreu em 02/08/1919. A falecida foi a Sra. Maria Pradella, operária de nacionalidade italiana. Sua morte foi causada por tuberculose e aconteceu às 3 horas na Rua dos Patriotas, 56. O assento foi feito no Livro C-001 - Fls. 001F.

No mesmo cartório constam ainda os seguintes registros:

– Primeiro casamento do ex- presidente Luis Inácio Lula da Silva, cuja esposa Sra. Maria de Lourdes Ribeiro da Silva veio a falecer durante um parto no ano de 1970.

– Registro de nascimento do jogador penta campeão do mundo Denilson, hoje comentarista da Band.

– Atestado de Óbito de Amábile Wisenteiner, a Irmã Paulina da Conceição do Apostolado de Jesus, a primeira santa brasileira!

No dia 9 de cada mês é realizada uma missa para adoração de Santa Paulina e quem passa em frente à capela do Seminário da Sagrada Família, na Av. Nazaré, poderá notar várias faixas de agradecimento à Santa por graças alcançadas pelos fiéis.

Estes são mais alguns fatos do meu querido bairro do Ipiranga, o bairro do grito. 

*Texto publicado originalmente em "São Paulo minha cidade"