Saudade...meu viver

Vicente de Paula

 Vicente de Paula nasceu no interior de Minas Gerais, e ainda quando bebê, seus pais descobriram que o garoto possuía deficiência visual devido ao seu grau de parentesco, eles são primos de 1º grau. Ainda criança, Vicente pode aproveitar a beleza natural dos campos, rios, árvores, montanhas etc.: “adoro um cavalo, acho que é o animal mais lindo no meu entender, então essa é a saudade que tenho da minha infância”.

Por volta dos seus 10 anos, Vicente e sua família se mudaram para São Paulo, pois ele teria mais possibilidades de aprender o método braile (sistema escrito em relevo para pessoas cegas). Na nova cidade, Vicente pode ver a beleza das criações do homem, como a arquitetura de igrejas, monumentos e até parques. Todas essas são coisas que o deixam com muita saudade de quando enxergava.

“No inicio da década de 1990 prestei concurso para a Prefeitura, desde 1996 estou na Subprefeitura Ipiranga. Nesse local, tive o prazer de, em 2016 transportar a pira olímpica.”

Pensando em outras pessoas com deficiência, criou a “Organização Amigos Pra Valer” que foca em apresentar a cidade de São Paulo decorada no final do ano para os deficientes visuais.
“Amigos que conseguem enxergar emprestam os olhos e os braços e detalham as decorações da cidade”.

Em preto e branco, o entrevistado Vicente veste uma camiseta com a inscrição Rio 2016, enquanto segura a pira olímpica, cercado de pessoas.