Saudade... minha história

Laerte Toporcov

Fundada em 1968 por um grupo de amigos, a escola de Samba Imperador do Ipiranga carrega um ato nobre que detalha sua origem. Um de seus fundadores e figuras célebres do Ipiranga, Laerte Toporcov, nos conta como tudo começou.

"Eu era estudante de direito e abri um escritório na Vila Carioca junto a alguns amigos estudantes de contabilidade, na Rua Auriverde, chamado Sociedade Amigos do Bairro. Deu uma enchente enorme e tivemos que por os livros dos clientes no alto. No ano seguinte, pensei em fazer um desfile no carnaval com carros alegóricos e tudo. O objetivo era fazer algo que chamasse atenção, porque sabíamos que daria enchente novamente e poderíamos chamar as autoridades para mostrar o que estava acontecendo."

Com um currículo vasto que acumula cargos como Administrador Regional do Ipiranga, Presidente da OAB e colunista na Gazeta do Ipiranga, Laerte lembra que divulgou seu desfile nas páginas do jornal, e após isso, apareceu um carioca em seu escritório perguntando se haveria escola de samba, pois desfile de carro alegórico sem escola de samba não é carnaval. Laerte então lembrou que a sede da Sociedade Amigos do Bairro era perto de uma favela onde havia muitas crianças. Então o que anteriormente tinha objetivo apenas de chamar a atenção das autoridades, agora focava em trazer alegria para as crianças do bairro.

O fundador conta que foram alugados instrumentos e colocados nos desfiles. "Todo se divertiram, os adultos que gostavam de samba vieram festejar com seus filhos. Quando vi o sorriso no rosto das crianças, descobri que tinha que ter desfile de carnaval todos os anos." Naquele dia infelizmente (ou felizmente) não choveu, mas foi o abre-alas para estarmos contando essa história hoje. Nos anos seguintes os desfiles continuaram sendo organizados, até que a Imperador passou a participar do desfile oficial de São Paulo sendo campeã dos grupos 2 e 3.

Atualmente, a Imperador do Ipiranga está no Grupo de Acesso e desfilará no dia 24 de fevereiro, segunda-feira, no Acesso 2, às 4h20.
Enredo de 2020: “Makeda — A Saga da Rainha de Sabá e o Trono dos Dois Mundos”