Saudade... meu bairro

Marcelo Golfieri

Marcelo Golfieri nasceu no Ipiranga, cresceu no Ipiranga e permanece no Ipiranga há 48 anos. No lugar em que nasceu, prosperou como empresário, após se aventurar como atleta, bancário e músico. Ele lembra de sua vida, feliz pelo que tem, mas saudoso por aquilo que o tempo modificou.

“A infância era muito legal, no Heliópolis havia o Menoncross, espaço para bicicross, era uma várzea que aproveitávamos demais, era nosso passeio para os finais de semana. Outra lembrança que guardo é que meus pais jogavam bocha no Clube Cisplatina e desde muito jovem eu já participava. Fiz parte da bocha do Cisplatina, que era muito forte na década de 1980. Fui campeão paulista e brasileiro infanto-juvenil, eu era bolsista por causa da bocha”.

Além da infância no ‘Cispla’, a profissão de Marcelo, também conhecida como o lazer de todos os outros, está marcada no DNA da região. Espaço para festas infantis em 1986 eram os quintais das casas, seja pelo empreendedorismo inato ou pelo acaso, Marcelo juntou o que tinha para inaugurar o Buffet Catavento, o primeiro do segmento no Brasil.

“Meus pais vieram do Paraná para São Paulo para que meu irmão pudesse fazer um tratamento contra a paralisia infantil no Hospital das Clínicas. Chegaram aqui sem nada e quando cresci precisava ganhar meu dinheiro. Montei uma banda e comprei umas caixas de som, que eu alugava para festas; nossa casa tinha um espaço, minha esposa começou a fazer decoração infantil; eu comprei uns games em um fliperama no Centro de São Paulo e, por acidente, começou nosso buffet infantil, que hoje já fez festas, inclusive, para três gerações de crianças de uma mesma família”.

Marcelo nasceu e empreendeu no Ipiranga, de onde ele diz jamais ter pensado em sair. Certamente o Ipiranga de 1970 é diferente do Ipiranga de 2020, mas a partir dos relatos e da simpatia de quem os faz, é possível voltar ao passado, como no giro de uma veleta.