Há 32 anos moradores de Guaianases cultivam horta comunitária

A Vila Nancy é uma das 800 hortas espalhadas por São Paulo e recebe visitas de estudantes, professores, pesquisadores e estrangeiros

O bairro de Guaianases não é mais o mesmo desde que a horta comunitária foi implantada em 1986 pela moradora Guaraciaba Elena Aparecida, 66 anos, e seu esposo Osmar Tadeu, 69 anos, juntamente com voluntários que auxiliam no plantio e manutenção do terreno, doado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no qual capacita e incentiva o cultivo de alimentos orgânicos. No local são cultivados alface, almeirão, cenoura, couve, chuchu, espinafre, escarola, rúcula, salsinha, dentre frutas e flores.

A horta que faz parte da Associação de Agricultores da Zona Leste (AAZL) já recebeu visitas de estudantes, professores, pesquisadores e até visitantes estrangeiros ansiosos para aprender a cultura e os benefícios da agricultura. Para Elena, hortas comunitárias são importantes na produção de alimentos orgânicos, que são cultivados de maneira sustentável e não prejudicam a saúde, pois não usam inseticidas e fungicidas no controle de pragas, e isso garante um alimento de qualidade.

Implantar hortas comunitárias trazem muitas vantagens para a população como a melhoria da alimentação das pessoas, geração de empregos, cursos e oficinas sobre alimentação saudável, cultivo de plantas, além do preço dos alimentos que geralmente é menor do que em uma feira convencional. De acordo com Elena não tem preço comer o que você plantou. Outro ponto positivo é eliminar terrenos baldios que servem como depósitos de lixo e entulho, e podem ser transformados em horta coletiva, trazendo benefícios para toda a comunidade e também ao meio ambiente.

SERVIÇO
Horta Comunitária de Vila Nancy
Endereço: Rua João Batista Nogueira, 642 – Vila Nancy
Horário de atendimento: das 8 às 17 horas
Contato: (11) 2035-7036
Mais informações: https://agricultoreszonaleste.org.br/