As 32 Subprefeituras prestam contas à população das ações realizadas em 2021

A ação faz parte do Projeto Diálogo Aberto; foram publicados 32 relatórios, 1 para cada subprefeitura, sobre as ações realizadas em 2021; a população poderá fazer perguntas sobre os relatórios por meio da plataforma Participe+ de 22 de fevereiro a 22 de março de 2022.

   A Prefeitura de São Paulo prestará contas das ações realizadas pelas Subprefeituras em 2021 por meio do projeto “Diálogo Aberto”, da Supervisão para Assuntos de Governo Aberto (SAGA) com apoio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).
  O projeto existe desde 2017 e surgiu como um compromisso do 1º Plano de Ação em Governo Aberto (2016-2017), com o objetivo de aproximar a Prefeitura da população. À época, o diagnóstico da Supervisão e das organizações da Sociedade Civil que participaram da elaboração do Plano era que a população desconhecia as ações e serviços que a Prefeitura realizava em cada território e o papel das Subprefeituras na gestão pública municipal.
Por isso, pactuou-se com organizações da Sociedade Civil e a com a SMSUB que o projeto aconteceria por meio da publicação de relatórios, um para cada Subprefeitura, seguida de debates presenciais, por meio de audiências públicas, onde a população podia fazer perguntas sobre as ações realizadas no período em cada região.
  Em decorrência da pandemia, a segunda parte do projeto foi adaptada e os munícipes poderão fazer as perguntas para cada Subprefeitura em formato online, por meio da plataforma Participe +, entre os dias 22 de fevereiro e 22 de março de 2022. Todas as perguntas serão sistematizadas e enviadas às Subprefeituras, que devem responder até o final de abril. Neste período, a população também poderá deixar a sua opinião sobre o Projeto e como a Prefeitura pode melhorá-lo.
   A intenção da equipe da Supervisão, liderada pelo Secretário Executivo de Relações Institucionais João Cury, é de aperfeiçoar o projeto e passar a prestar conta também de ações e serviços de diferentes secretarias no território. “Por estarmos na Secretaria de Governo Municipal, conseguimos enxergar o que diversas secretarias fazem cotidianamente para entregar novos equipamentos e serviços que visam melhorar a vida das pessoas na cidade. E também o esforço de todas as assessorias de comunicação para divulgá-las diariamente. Mas, boa parte da população não consegue dedicar tempo para acompanhar tudo que a Prefeitura faz todos os dias, e muitas vezes não sabe que uma Unidade Básica de Saúde ou um Centro de Educação Infantil, por exemplo, foram implantados na sua região. Ou dos novos serviços que os equipamentos pré-existentes oferecem”.
  “Já pensamos em algumas estratégias para melhorar o projeto. Mas, antes de o redesenhar, queremos saber o que a população quer saber sobre o território onde vive. E como gostaria de ser informada sobre isso”, complementa Patrícia Marques, coordenadora da Supervisão.

Se interessou? Então acesse o Participe+ https://participemais.prefeitura.sp.gov.br, faça o login e envie as perguntas para a sua Subprefeitura após ler o relatório. Caso ainda não tenha uma conta, veja aqui como criar a sua: https://youtu.be/sUQoimPODyY.


Em caso de dúvidas sobre o processo, entre em contato pelo e-mail: participemais@prefeitura.sp.gov.br