Prefeitura reabre cinco unidades do Descomplica SP com novos protocolos de prevenção à covid-19

É necessário agendar o atendimento no site da central 156; serão prestados serviços como cadastro único, seguro-desemprego e bilhete único

 A Prefeitura de São Paulo reabriu as unidades do Campo Limpo, Butantã, Santana, Jabaquara e São Mateus do Descomplica SP, nesta segunda-feira (08/06), com novos protocolos de prevenção à covid-19. Serão prestados serviços de órgãos e secretarias parceiras como cadastro único, seguro-desemprego e bilhete único, entre outros.

Segundo o prefeito Bruno Covas, todos os 120 equipamentos (Assistência Social, Direitos Humanos, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entre outros) da Prefeitura que estão abertos para atender a população terão que ser adaptados e seguir o mesmo padrão que as unidades do Descomplica SP, de acordo com um decreto que será publicado amanhã no Diário Oficial. “Estamos reabrindo essas cinco unidades com os protocolos de higiene testados e aprovados pela Vigilância Sanitária. Esse é o padrão que a gente quer para todo tipo de atendimento feito pela Prefeitura”, afirmou Bruno Covas.

As unidades estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e para que não haja aglomeração de pessoas, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) receberá solicitações de agendamento pela Central Telefônica 156 ou pelo site do Descomplica SP. Os cidadãos que comparecerem à unidade sem agendamento prévio não serão atendidos. Eles receberão a orientação para marcar seu atendimento e para verificar se o serviço procurado está disponível no Portal SP156.

“Seguiremos todos os protocolos sanitários, zelando pela saúde dos funcionários e da população. Vamos orientar as pessoas que consultem se o serviço que procuram pode ser feito pela internet, para evitar deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição delas ao coronavírus”, explicou o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

A reabertura das unidades se dará com 20% da operação, e logo na entrada será feita triagem com verificação de temperatura. Caso alguém apresente temperatura elevada, a pessoa será direcionada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Não será permitida a entrada sem máscara. Também serão respeitadas regras de distanciamento entre o atendente e o cidadão.

Entenda como funciona o agendamento
Central 156

Para facilitar o acesso, ao entrar a gravação é necessário teclar as opções 6-6-2. Primeiro, os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao contágio do coronavírus. Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial. Os cidadãos serão orientados sobre a importância de evitar faltas, para não prejudicar quem também aguarda pelo serviço.

O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento. Chegando ao Descomplica SP no dia e hora marcados, os atendentes da unidade recepcionarão as pessoas conferindo se a data de agendamento está correta. Em seguida, é feito o encaminhamento aos guichês para o atendimento.

Pela internet

Acessando a página principal do Descomplica SP (clique aqui para acessar), é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico com a lista de todos os serviços disponíveis.

Veja os endereços das unidades abertas
Butantã: Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201.

Campo Limpo: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65.

Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808.

São Mateus: Avenida Ragueb Chohfi, 1.400.

Jabaquara: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314.