Mulheres Imigrantes buscam capacitação para gerar renda

Bolivianas não querem se limitar à costura

 
Dirigentes da Associação de Mulheres Imigrantes estiveram hoje (7) reunidas com subprefeito de Guaianases – Guaracy Fontes Monteiro Filho – para discutir novos caminhos que possam fortalecer a integração dos imigrantes com os brasileiros.
Mulheres imigrantes não são diferentes das brasileiras quando tratam da educação dos filhos e da necessidade de buscar maneiras de contribuir para o orçamento da família. As participantes da reunião atuam na área de confecção. São costureiras e falam da dificuldade de encontrar um lugar para deixar as crianças quando seguem para o trabalho. Já houve casos de crianças que passaram parte da primeira infância dentro de oficinas de costura por não terem onde ficar.

As dirigentes da Associação “Luz e Vida” buscam para elas e as associadas cursos de capacitação que possam abrir novos caminhos para as imigrantes. Além disso, querem divulgar a cultura dos imigrantes de todas as origens que moram na região de Guaianases.

O subprefeito pediu ao grupo que desenvolvesse um projeto multicultural que possa integrar todas as colônias de imigrantes e que permita à prefeitura criar um novo polo cultural. Guaracy Fontes Monteiro Filho vê na iniciativa a possibilidade de criação de um novo ponto turístico não só para a região, mas para a própria cidade.
Além disso, a chamada indústria e economia criativa têm suas bases no acervo cultural que cada um carrega ao longo da vida. Nem tudo precisa ser étnico, mas pode ser inspirado nele. Nesse sentido, as mulheres imigrantes podem estar dando um passo importante e inspirador para todos. A cultura compartilhada pode ser enriquecedora também.