Para subprefeitos Governo Aberto fortalece parceria com a comunidade

Até o dia 15 de dezembro é possível participar de uma série de oficinas gratuitas

Na última quinta-feira (21) os subprefeitos de Guaianases (Guaracy Fontes Monteiro Filho), Cidade Tiradentes (Lucas Santos Sorrillo) e São Mateus (Roberto Bernal) se reuniram com André Menezes, da Controladoria do Geral do Município e Mariana Caires, do Governo Aberto para um balanço e divulgação dos resultados já obtidos pelo Projeto Agentes de Governo Aberto que já está em sua quarta edição.
O Governo Aberto faz parte do Programa de Metas da Cidade de São Paulo que visa o fortalecimento de ações de transparência e acesso à informação, participação cidadã, prestação de contas, responsabilização e inovação tecnológica.
O programa é coordenado pela Secretaria do Governo Municipal, em parceria com a Controladoria Geral do Município e a Secretaria Especial de Relações Sociais.
“Este projeto propicia que a população seja mais capacitada para cobrar o andamento das ações por parte da Prefeitura, além de dar mais transparência para o que é executado na Prefeitura. Por isso que os agentes formadores de governo aberto são fundamentais para ocupar a lacuna de informar e orientar a população”, diz o secretário do Governo Municipal, Mauro Ricardo Costa,.
As oficinas estão divididas em 32 temas e são ministradas e planejadas por 32 agentes formadores que responderam a edital e foram selecionados. No primeiro mês de atividades do programa, mais de mil munícipes de todas as regiões da cidade participaram de 93 oficinas.
Através de oficinas, a prefeitura tem buscado esclarecer como funciona a administração pública, como nascem as leis, os limites do poder municipal, indicar os caminhos para a busca de informações presentes no site da prefeitura de São Paulo e transformar os dados mais complexos da administração em informações simplificadas para que sejam úteis à qualquer cidadão. Além de temas relacionados à administração pública traz também outros temas de interesse de todos como o cuidado com a privacidade na internet e as fake news. Dessa forma, é possível criar uma relação mais útil para todos e que pode ser traduzida em melhores benefícios para a cidade.

Para o Subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho, essas oficinas trazem um novo olhar sobre a administração municipal. São importantes para a formação dos jovens, mas também dos adultos. Nesses tempos em que todas as respostas parecem estar na internet, é preciso saber reconhecer as fontes confiáveis e desenvolver um espírito crítico em cima de dados concretos.
Os interessados participar dessas oficinas ainda têm tempo para isso. Basta acessar o site do Governo Aberto e conferir a  agenda . CLIQUE AQUI