Guaianases aposta no plantio de árvores para valorizar região

Enquanto o mundo discute o clima, Guaianases faz a sua parte para garantir a qualidade de vida dos seus moradores.

 Desde janeiro, mais de 400 árvores foram distribuídas por ruas e bairros dos distritos de Guaianases e Lajeado. Árvore não é luxo, nem serve apenas para embelezar. Elas funcionam como grandes filtros, que retêm a poeira, purificam o ar, contribuem para melhorar a drenagem do solo e ajudam a combater as enchentes. Têm impacto até na temperatura.
Os bairros arborizados são mais valorizados. Os moradores tem uma qualidade de vida maior. Nesse sentido a prefeitura tem investido na revitalização de praças e transformando terrenos, antes usados para o descarte irregular de lixo, em praças e áreas de convivência dos moradores.
Assim, Ipês, Grumixamas, Sibipirunas, Jequitibás; frutíferas como as Jabuticabeiras e Pitangueiras vão ganhando espaço, assim como uma série de palmeiras. As Phoenix Tamareiras já se transformaram nas queridinhas da vizinhança. Quem viver verá uma Guaianases mais bonita, agradável, arborizada e cheia de pássaros, profetiza o subprefeito.
Um dos exemplares mais conhecidos da região é a Guapuruvu da Avenida Nordestina. Segundos especialistas da Secretaria do Verde, a árvore está catalogada e estima-se que tenha cerca de 50 anos. É lamentável que lancem aos seus pés tanto lixo, mas a subprefeitura está finalizando um processo que permitirá a limpeza do terreno particular. A conta do serviço vai para o proprietário.
A Subprefeitura Guaianases tem se esforçado para envolver os moradores nesse processo de melhoria da região. O lixo é o problema mais sério. A situação preocupa, não só com a aproximação da estação das chuvas, mas também porque no meio do lixo, a água acumulada é um campo fértil para o desenvolvimento de mosquitos responsáveis pela dengue. Já foram detectados novos vírus e mesmo quem já teve a doença pode pegar de novo. A dengue é um problema sério, especialmente a hemorrágica que pode até matar. Lixo não é um problema dos outros é de todos nós.