Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência será promovido pela Prefeitura

Evento, que acontece entre os dias 17 e 22 setembro, contará com o apoio de várias instituições culturais da cidade de São Paulo

 A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoal com Deficiência (SMPED), e apoio das instituições da Paulista Cultural (Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI) e outras instituições da cidade, criou o “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, que será realizado de 17 a 22 de setembro, em vários pontos da cidade.

“O corredor da Paulista Cultural é o melhor cenário para iniciarmos o Festival Sem Barreiras. A Paulista sempre se antecipou às discussões de sociedade e da cidadania paulistana. A Paulista é lugar de cultura, de arte, de mobilidade, de acessibilidade”, declara Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

A ideia de criar um Festival acessível e com artistas com deficiência surgiu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, uma parceria das Secretarias Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras e audiodescrição para munícipes com deficiência. O Cultura Inclusiva mostrou a importância da divulgação de eventos com acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda) pela imprensa.

“Hoje os guias das agendas culturais da cidade não divulgam a acessibilidade em suas programações. A inserção dos símbolos na divulgação dos eventos acessíveis facilitará a vida das pessoas com deficiência que buscam por essas informações. Queremos chamar a atenção da imprensa, falando sobre a falta que faz o uso dos símbolos comunicacionais. Sabemos que boa parte das instituições culturais da cidade já trazem programações acessíveis e isso tem que estar claro nos guias e roteiros culturais”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Nesta primeira edição do Festival, haverá mais de 100 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas. Além da Paulista Cultural, haverá a participação de outras instituições, como: APAA, Bike Tour SP, Centro Cultural Banco do Brasil, Cia Teatral Olhos de Dentro, MIS, Museu do Futebol, OSESP, Santa Marcelina Cultura, SP Escola de Teatro e Tom Brasil. Todas elas já fazem espetáculos acessíveis e muitas contam com artistas com deficiência. Também teremos o apoio do Aplauso Brasil.

“A experiência que tivemos na última edição da Virada Cultural, deixou clara a importância da acessibilidade nos eventos, além de sua divulgação. Foram 23 palcos e 71 espetáculos acessíveis com tradução em Libras, e a grande participação de pessoas com deficiência”, declara Alê Youssef, Secretário Municipal de Cultura.


Serviço: “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”
Abertura do Festival: 17 de setembro, terça-feira, às 18h
Lançamento do app Cultura Acessível + espetáculo Nas Vizinhanças de Renata
Local: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 - Bela Vista
Mais informações: (11) 3913-4011

Para conferir a programação completa clique aqui

Saiba mais: conheça os símbolos de acessibilidade comunicacional utilizados na cultura