Noite Solene é marcada por homenagens e apresentações culturais

Durante o evento foram homenageadas personalidades e projetos que desenvolvem atividades relacionadas ao meio ambiente, e trazem uma consciência social aos moradores do bairro

A Noite Solene, evento realizado na última sexta-feira de maio (10) no Teatro Adolfo Celli no CEU Jambeiro, foi prestigiada por munícipes, ONGs e associações, vereadores (Senival Moura, Milton Ferreira, Gilson Barreto, Caio Miranda e Amaury Silva) e convidados de outras subprefeituras. A noite começou em um espaço exclusivo para tirar fotos onde estavam dois painéis com a logomarca e o tema do aniversário do bairro: “Guaianases 158 anos. Jogue limpo com seu bairro!”.

A cerimônia deu inicio após a fala do novo subprefeito de Guaianases, Guaracy Fontes Monteiro Filho, que disse ter como missão transformar Guaianases em um bairro progressista “Vamos juntos fazer Guaianases um bairro melhor, mais justo, mais limpo e mais humano. Um bom lugar pra se viver!” e ainda citou uma frase de Gandhi “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente” comentou Monteiro. No final de seu discurso ele agradeceu a presença de todos e falou sobre suas expectativas na Noite Solene. “Teremos uma grande festa para homenagear a todos que vivem nesse cantinho da zona leste”, finaliza.

Na ocasião tiveram homenagens às pessoas que se destacaram com projetos relacionados a sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem, contemplando o tema escolhido deste ano “Jogue limpo com seu bairro”. Foi homenageado o cantor Keldson William da Silva, conhecido como Mc Kekel, ex-morador de Guaianases; ex-alunos da EMEF CEU Jambeiro 9 (ano) acompanhados da professora e coordenadora do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA), Edna Gomes; empresa Manikraft, representada pelo Dr. Leonardo Caseiro; o Projeto Dia Total, que oferece atividades físicas gratuitas a toda comunidade e a Guaraciaba Elena Aparecida e seu esposo Osmar Tadeu, ambos moradores de Guaianases, onde cultivam a horta comunitária no bairro Vila Nancy desde 1986.

O professor, poeta e ensaísta Carlos Thadeo recitou o poema “Cabelos de Poeta” para homenagear Guaianases. Ele relata que o bairro cresceu ao longo dos anos mesmo com todas dificuldades. “O coração fica pequeno. A história desse bairro é uma das mais lindas obras de sociologia que esse país tem. Esse bairro sofrido foi crescendo, se expandindo aos olhos de um menino. Esse bairro tem alma, ele é uma poesia”, diz emocionado. O evento continua com a participação do jovem Gaspar que sobe ao palco para cantar a música “No meu coração, você vai sempre estar” do filme Tarzan.

Depois da apresentação musical a diretora regional de educação (DRE) Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana prestou sua homenagem ao bairro. “É uma grande festa que estamos vivendo e começando a viver. Com nossas atitudes e participação de todos, vamos fazer com que esse bairro seja cada vez melhor”. Ela aproveita a oportunidade e faz um apelo “Temos que acreditar na superpotência dos jovens. Eles têm muito o que nos ensinar” completa Santana.

O ex-subprefeito, Antônio Eduardo Santos, conhecido como Chiquinho 90, realizou uma pequena prestação de contas da sua gestão. “Mesmo com todas as dificuldades conseguimos avançar.” e citou diversas atividades realizadas “Criamos o Ecoponto móvel para atender com mais eficiência os pedidos de descarte de lixo e entulho. Acabamos com uma mini-cracolândia que tinha próxima ao CEU. Mudamos a sede da Subprefeitura Guaianases para a Rua Hipólito de Camargo e aumentamos o número de atendimento aos munícipes”. Ele explica que as parcerias foram importantes para o bairro. “Eu quero enaltecer a parceria com a educação, pois diminuímos a fila de espera em creches. Ano passado os alunos do bairro venceram as Olimpíadas de Matemática. Em parceria com uma empresa da região está em andamento o anel viário que vai melhorar o trânsito e essa obra não terá nenhum custo a Guaianases” comenta Santos.

A noite ainda teve a apresentação infantil do Ballet Ciranda das Flores, o grupo de Jazz adulto, coordenador pela professora Melissa, e o mestre de cerimônia agradeceu ao professor Onézio Cruz que criou o desenho do tema de aniversário desse ano. A chefe de gabinete Sidnéia Maria Correia Leite também esteve no evento e subiu ao palco para agradecer. “Realizamos muitas ações e obras importantes como reformas de escadarias e praças, acessibilidade do CEU Lajeado e a construção da cabine do piscinão. Tudo o que fizemos só foi possível devido aos nossos vereadores. Sou grata a Deus e a nossa equipe” finaliza Leite.

Os destaques da noite foram as apresentações dos dois moradores de Guaianases que participaram da edição de 2019 do programa “The Voice Kids”, os estudantes Lavínia Aisar Dutra, que interpretou a música “Hero” da cantora Mariah Carey, e de Luis Henrique Alves que interpretou a música “Fulminante” do cantor Mumuzinho. E a última apresentação que emocionou a platéia foi o mix cultural do grupo Resistência Zumbi que teve teatro cantado, capoeira, música e tambores. O professor Coringa, um dos integrantes do grupo, explica a importância do grupo. “Nós fazemos esse resgate cultural. É o que a gente precisava na nossa cidade!”.


Homenagens
O primeiro homenageado da noite foi o jovem cantor Keldson William da Silva, conhecido como Mc Kekel, ex-morador de Guaianases. “Quero agradecer pelo reconhecimento que tenho de Guaianases. Quem tem um sonho é mais fácil desistir do que fazê-lo realidade” comenta Kekel.

O Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) do 9 ano da EMEF CEU Jambeiro coordenado pela pedagoga Damares e Edna Gomes, e liderado pela aluna Kethellen Bianca. O grupo de alunos revitalizaram a Praça Donozor dos Santos situada na Rua Miguel Martins Lisboa no Jd. Aurora com pintura colorida da Praça, plantio de mudas e varrição. Para a professora Damares o TCA vai além da sala de aula “O TCA é um trabalho de intervenção social para que os alunos tenham responsabilidade e olhem para o seu ambiente.” Segundo ela o TCA existe há cerca de 3 anos “Esse projeto não acaba, é um trabalho de 3 anos e não pode morrer”, finaliza Damares.

A empresa Manikraft (indústria de celulose e papel 100% nacional) que produz produtos de higiene e limpeza, também foi homenageada por sua consciência social e todo o trabalho de sustentabilidade que a empresa realiza para diminuir os impactos no meio ambiente com a produção de seus produtos. O troféu foi entregue ao Dr. Leonardo Caseiro. “A empresa tem 58 anos em Guaianases, é uma empresa familiar que tem muito orgulho de estar situada neste bairro” comenta Caseiro.

O Projeto Dia Total, que oferece atividades físicas gratuitas a toda comunidade, recebeu uma homenagem pela ações de limpeza que realizam nos parques e praças onde desenvolvem atividades esportivas com a comunidade. “Gratidão. Essa é a palavra de hoje. Estamos sendo reconhecidos pelo nosso lindo projeto. Sem vocês nada disso seria possível”, relata João, um dos idealizadores do projeto. “Faça tudo na sua vida com entusiasmo e entregue o seu melhor. Faça o bem!”, finaliza Felipe Bezerra aos aplausos da platéia.

A última homenagem da noite foi para Guaraciaba Elena Aparecida e seu esposo Osmar Tadeu, ambos moradores de Guaianases, onde cultivam uma horta comunitária no bairro Vila Nancy desde 1986. Dona Elena como é conhecida, conta que seu trabalho não tem objetivo de ganhar renda, mas de ensinar e defender o planeta. “Temos esse projeto de horta há 33 anos. É o nosso pedacinho do céu, nossa pontinha de amor. É um trabalho de formiguinha. Defendemos a terra e a água com unhas e dentes. Sou muito grata”, finaliza. A horta fica localizada na Rua João Batista Nogueira, 642 – Vila Nancy.

Platéia da Noite Solene no Teatro Adolfo Celli - CEU Jambeiro

Novo subprefeito de Guaianases Guaracy Fontes Monteiro Filho

Cantor Keldson William da Silva, conhecido como Mc Kekel (no centro)

Professora e coordenadora do TCA, Edna Gomes (primeira à esquerda)

e ex-alunos da EMEF CEU Jambeiro (9° ano)  

Mestre de cerimônia (à esquerda no púlpito) apresentando a empresa

Manikraft representada pelo Dr. Leonardo Caseiro (à direita)

Projeto Dia Total

Guaraciaba Elena Aparecida (no centro) e

Osmar Tadeu (à direita) da horta comunitária

Diretora regional de educação (DRE) Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana

Ex-subprefeito, Antônio Eduardo Santos, conhecido como Chiquinho 90

Chefe de gabinete Sidnéia Maria Correia Leite

Ballet Ciranda das Flores

Grupo de Jazz adulto

Luis Henrique Alves, ex-participante do programa "The Voice Kids" 

Grupo Resistência Zumbi

Bolo decorado com o tema do aniversário de Guaianases