Bibliotecas de Guaianases são bem frequentadas

As bibliotecas Cora Coralina e Jamil Almansur Haddad juntas somam mais de 32 mil frequentadores em 2018

Guaianases é o segundo bairro do extremo da zona leste com alta frequência nas bibliotecas, tudo isso porque as duas bibliotecas Cora Coralina e Jamil Almansur Haddad juntas somam um acervo de mais 71 mil exemplares, dentre livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, livros falados e audiolivros.

Segundo dados da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) o número total de frequentadores em 2017 das duas bibliotecas chegam a 33.433, e neste ano de 2018 (janeiro-agosto) já somam 32.343, ou seja, um grande aumento no número de leitores em Guaianases. Hoje a média de leitores que passam pela Cora Coralina é de 96 pessoas, já a Jamil Almansur Haddad é de 47 pessoas.

A biblioteca é um espaço de leitura e estudo onde as pessoas têm acesso a um mundo de conhecimento com conteúdos que auxiliam na transformação social e cultural. O livro é o melhor amigo, pois através da leitura é possível melhorar a dicção e o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade e memória, reduz o estresse, desenvolve o senso crítico, aumenta a capacidade de empatia, além de ensinar a escrever as palavras corretamente e ampliar o vocabulário.

Nas duas bibliotecas muitas obras podem ser emprestadas aos usuários matriculados e para se inscrever é necessário apresentar um documento original com foto e comprovante de endereço recente. Pessoas de qualquer idade podem se inscrever e no caso de menores de 16 anos um dos pais ou responsável legal devem fazer a inscrição e assinar o termo de responsabilidade. O acervo das bibliotecas pode ser consultado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) no link: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/

Saiba mais

Cora Coralina é uma biblioteca que conta com acervo de mais 47 mil exemplares constituídos por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, livros falados e audiolivros. O acervo de filmes em formato DVD tem diversos gêneros que podem ser e exibidos em cabines que estão disponíveis para o público em geral. Inaugurada em 21 de maio de 1966 tem a missão de se consolidar como referência na discussão de gênero e o feminismo em São Paulo promovendo eventos culturais como cinema, música, teatro, rodas de conversas e oficinas.

Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113- Guaianases
Contato: (11) 2557-8004

A biblioteca Jamil Almansur Haddad tem um acervo de aproximadamente 24 mil exemplares, dentre livros de literatura e informação, revistas e multimídia. Foi inaugurada em 5 de abril de 1991 e valorizou a região proporcionando a população o acesso à informação e eventos culturais. Possui o Telecentro que disponibiliza vários computadores com acesso a internet e impressão de documentos. Todos os serviços são gratuitos.

Biblioteca Pública Municipal Jamil Almansur Haddad
Rua Andes, 491 A- Guaianazes
Contato: (11) 2557-0067

Além das duas bibliotecas Guaianases conta com o Bosque de Leitura que fica dentro do Parque Lajeado e conta com um pequeno acervo de aproximadamente mil livros, sem contar as assinaturas de revistas e jornais que estão à disposição aos finais de semana.

Bosque de Leitura
Rua Anthonio Tadeu, 712 – Guaianases – Parque Lajeado
Contato: (11) 2153-6215