Roda de conversa marca o Setembro Amarelo em Guaianases

Em frente ao Mercadão de Guaianases diversas unidades de saúde juntamente com os usuários participaram da roda de conversa de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de discutir a prevenção ao suicídio, com a campanha Setembro Amarelo e para marcar essa data em Guaianases aconteceu o III Abraça Viaduto da Rede de Saúde com a participação dos 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), USB Guaianases 1, Equipe do Plano de ação de emergência (PAE), Residências terapêuticas, Nasf- Núcleo de apoio à saúde da família os usuários desses serviços, juntamente com o Subprefeito, Antonio Eduardo - Chiquinho.

Foi uma manhã de roda conversa e recitação de frase de valorização a vida em frente ao Mercadão de Guaianases. Segundo a gerente do CAPS II Adulto Guaianases, Claudia Moraes, essa iniciativa começou após acontecerem três casos de suicídio no viaduto de Guaianases em 2016, e a equipe de saúde se juntou para realizar esse trabalho que acontece desde 2016. Claúdia comenta que depois que começou este trabalho não houveram mais nenhum caso de suicídio no local.

A supervisora de saúde de Guaianases, Suzana Maria Velloso Dutra Pugliano, comentou que essa ação significa muito “A proposta do movimento é justamente a de debater o assunto para que, dessa forma, pessoas com essa problemática possam ter acesso a orientação e apoio".

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O comportamento suicida envolve fatores sociais, psicológicos e outros que podem ser cuidado e prevenido.