Equipe de áreas verdes realiza transplantio de árvores

Por motivo de espécie inadequada plantada no passeio, a solicitação de transplantio é um serviço muito procurado

A equipe de áreas verdes esteve trabalhando na última semana (13-17 de agosto) para executar os SAC’s de transplante de árvore. Este procedimento é realizado após um parecer técnico para o manejo de vegetação arbórea, pois exige muito cuidado, já que a árvore pode ser danificada ou até morrer em um procedimento inadequado.

As árvores da Rua João dos Reis e Rua Cristóvão Mendes que estavam danificando o passeio e o imóvel foram transferidas para o canteiro central da Rua Passagem Funda, e a árvore da Rua Manoel Mainardi foi transplantado na Praça da Rua Pires de Ávila, pois trata-se de espécies inadequadas para lugares urbanos.

O engenheiro agrônomo da Prefeitura Regional Guaianases, Roberval Torres, aconselha ao munícipe consultar a Prefeitura antes de plantar uma árvore em área pública para saber qual a melhor espécie para a determinada região. “A arborização é muito importante para a limpeza do oxigênio, mas antes de plantar é necessária uma consulta ao especialista” completa Torres.

Fique atento! A Portaria 58/13 - SVMA regulamenta essa prática, e caso a árvore não sobreviva, o responsável deve compensar a perda com outras mudas. Por isso, para evitar transtornos, o ideal é planejar tudo com antecedência, para que as novas raízes tenham tempo de crescer – o que facilita a adaptação da planta ao novo habitat.

Para solicitar este serviço basta registar a solicitação na central de atendimento 156, no aplicativo SP156, Praça de Atendimento da Prefeitura Regional ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos.