2º Festival Estamira Leste promove interação entre os usuários do CAPS

O 2º Festival Estamira Leste (FEL), que tem como objetivo promover um espaço de socialização, integração e comunicação entre os serviços de saúde mental e seus usuários, finaliza neste próximo sábado, dia 18/08, no SESI A.E Carvalho (Rua Deotado Saraiva da Silva, 232) e contará com diversas atividades esportivas, futebol, jogos de tabuleiro, vôlei, queimada e show de talentos para os usuários.

Esse festival que começou no último sábado (18) teve a participação dos usuários do Centro de Apoio Psico Social (CAPS) infantil e adulto da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista).

Somente da região de Guaianases participaram 131 pessoas, dentre elas usuários, familiares, trabalhadores e gestores da rede de saúde mental. E para a gerente do CAPS II Adulto Guaianases, Claudia Moraes, esse evento significa uma luta contra o preconceito “Nós trabalhadores da saúde mental, atuamos diariamente no rompimento de preconceitos e estigmas que nossos usuários carregam. E poder realizar o FEL é concretizar mais uma ação que rompe fronteiras, e de fato, atuar na inserção" diz Claudia.

E completa “Ver o FEL acontecer pelo segundo ano consecutivo é de uma alegria enorme. Fazer parte da construção de um evento que promove integração, rompimento de paradigmas e superação é de grande satisfação”.

Este festival homenageia a Estamira Gomes de Souza “Estamira”, essa senhora apresentava distúrbios mentais, vivia e trabalhava no aterro sanitário de Jardim Gramacho - RJ, local que recebe os resíduos produzidos na cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se famosa pelo seu discurso filosófico, uma mistura de extrema lucidez e loucura, e filosofava sobre problemas sociais, a vida, Deus e o trabalho, principalmente, o destino do lixo das grandes metrópoles.

Essa é uma realização da Coordenadoria Regional de Saúde Leste em parceria com o SESI A.E Carvalho e apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

SESI A.E Carvalho
Data: até o dia 18/08
Horário: das 8 horas às 17 horas
Rua Deotado Saraiva da Silva, 232